Foi lançado recentemente o Relatório Anual de Atividades do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, em 2021, por parte da Direção-Geral de Saúde.
O documento resume os dados da atividade física (AF) em Portugal e faz um ponto de situação sobre as principais estratégias para a promoção da AF implementadas no último ano, bem como das ações e estratégias previstas para o próximo ciclo.
Os principais destaques encontram-se na monitorização da atividade física e comportamento sedentário dos utentes dos Cuidados de Saúde Primários que, no final de 2021, registou o dobro do valor monitorizado no final de 2020.
Para além disso, a realização de aconselhamento breve para a promoção da atividade física dos utentes, que registou um aumento de 18% comparativamente aos dados apurados no final de 2020.
Por fim, foi possível ver uma tendência de aumento nos níveis de atividade física da população adulta portuguesa, de acordo com o READCT-COVID 2.0, estudo realizado pela Direção-Geral da Saúde, em parceria com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
O relatório pode ser acedido aqui.