A ordem dos Nutricionistas destaca, no âmbito do Dia Mundial da Saúde, que se assinalou esta quinta-feira, a falta de nutricionistas nos hospitais e centros de saúde é “gritante”.
Esta conclusão resulta de um estudo “Integração de Nutricionistas no Serviço Nacional de Saúde” apresentado no Dia Mundial da Saúde, pela Ordem dos Nutricionistas que refere que o “SNS não tem nutricionistas suficientes para responder às necessidades da população”.
A Ordem dos Nutricionistas reforça que “nos cuidados de saúde hospitalares, são necessários pelo menos duas vezes mais nutricionistas e, nos cuidados de saúde primários, são necessários pelo menos sete vezes mais nutricionistas, face aos existentes”.
O estudo da autoria do Observatório da Profissão da Ordem dos Nutricionistas, realizado entre 1 de agosto e 25 de março, auferiu que, “nos cuidados de saúde hospitalares, em Portugal, há um nutricionista por 89 camas, ao passo que o rácio proposto é de 50 camas para cada nutricionista”.
O estudo aponta que já nos cuidados de saúde primários, “há um nutricionista para cerca de 100 mil utentes, sendo o rácio defendido pela Ordem dos Nutricionistas de 12 mil utentes por cada profissional”.
Citada em comunicado, Alexandra Bento, bastonária, salienta que “mesmo com a inclusão de mais profissionais no âmbito do concurso iniciado em 2018, estima-se um rácio de cerca de 90 mil utentes por nutricionista, o que é claramente desajustado, não garantindo o acesso dos portugueses aos cuidados de nutrição”.
A bastonária recorda que a “OMS estima que mais de 13 milhões de mortes em todo o mundo, a cada ano, se devem a causas evitáveis, como é o caso dos maus hábitos alimentares, pelo que a Ordem dos Nutricionistas reforça que é urgente olhar para a nutrição como uma garantia de prevenção de doença e promoção de saúde”.
“Hoje, mais do que nunca, a Ordem dos Nutricionistas relembra que urge olhar para a nutrição como uma garantia de uma população portuguesa mais saudável, consequência de uma estratégia focada na prevenção e no tratamento da doença, ao reforçar a presença de nutricionistas no SNS”, concluiu Alexandra Bento.
O estudo foi apresentado no evento “Our Planet, Our Health”, iniciativa promovida pela Ordem dos Nutricionistas, que foi integrada no tema definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde de 2022, contando com a preleção da Deputada ao Parlamento Europeu, Sara Cerdas, onde foi enfatizado que são necessárias ações urgentes para manter os seres humanos e o planeta saudáveis, promovendo a criação de sociedades focadas no bem-estar.