Procurar
Publicidade

Investigador baionense José Pedro Sequeira descobre diagnóstico precoce de cancro renal

O investigador baionense José Pedro Sequeira integrou um grupo de investigação acerca de um método inovador que pode permitir o diagnóstico precoce do cancro renal.

Em comunicado, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICABAS) esclarece que os especialistas encontraram biomarcadores de plasma que podem permitir o “diagnóstico precoce” da forma mais comum do cancro renal, um dos 20 cancros mais comuns e letais, especialmente entre homens.

A investigação, desenvolvida durante 2 anos, recorreu a 124 amostras de doentes com carcinoma de células renais e permitiu a identificação de tumores em estádio localizado com uma sensibilidade de quase 90%, reduzindo falsos negativos e permitindo avançar com cirurgias.

O cidadão de Baião, que foi o primeiro autor do trabalho, afirmou que os resultados obtidos com a investigação têm “grande potencial para ser aplicados nas clínicas”.

“Agora será necessário completar o estudo com mais amostras, com a sua realização em vários centros hospitalares e com populações diferentes para, posteriormente, se poder avançar com a utilização desta técnica para deteção precoce da doença”, afirmou o mestre em oncologia pelo ICABAS.

A investigação foi levada a cabo por elementos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, pertencentes à Universidade do Porto e médicos do Instituto Português de Oncologia do Porto.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade