O Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, com a colaboração de outros Programas Prioritários da Direção-Geral da Saúde e especialistas nacionais, está a trabalhar na elaboração de três guias de consulta rápida sobre a prescrição de exercício físico em pessoas com doença crónica ou deficiência.
Pretende-se que estes guias sejam documentos de referência para à prescrição de exercício para este tipo de populações, podendo ser consultados por profissionais envolvidos na prescrição de exercício físico, mas também por instituições promotoras de atividade física.
O objetivo é disponibilizar uma ferramenta pragmática, de consulta rápida, baseada na mais recente evidência científica, incluindo a identificação dos efeitos benéficos do exercício físico e as recomendações para a prescrição nas várias populações.
O guia será constituído por capítulos introdutórios, generalizado e por capítulos organizados por doença, desde a mais prevalente até à mais rara, com um foco na forma como estas se associam com o exercício físico.
Os diferentes capítulos que compõem estes guias serão publicados individualmente, em formato digital, à medida que foram produzidos. No final, serão compilados e lançados também na versão em papel.