O Governo manifestou, esta sexta-feira, no âmbito do Dia da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que pretende continuar a trabalhar com o firme propósito de construir um sistema de proteção civil cada vez mais moderno, robusto e sustentado.
“O Governo continuará a trabalhar com o firme propósito de construir um sistema de proteção civil cada vez mais moderno, robusto e sustentado, transformando Portugal num país ainda mais seguro e resiliente”, lê-se na nota informativa à comunicação social.
O gabinete do Ministro da Administração Interna releva, na mesma nota informativa, o trabalho desenvolvido pelos diferentes atores e agentes ligados à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
“A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil assinala hoje, dia 1 de abril, 15 anos ao serviço dos cidadãos, do ambiente e do património. Neste dia de aniversário, o Ministério da Administração Interna saúda todos os trabalhadores da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)”, avança a mesma nota que esclarece que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil foi criada a “1 de abril de 2007 com a missão de planear, coordenar e executar as políticas de emergência e de proteção civil, nomeadamente na prevenção e reação a acidentes graves e catástrofes, de proteção e socorro das populações, e de coordenação dos agentes de proteção civil.
O Ministério da Administração Interna declara que a “ANEPC tem demonstrado, ao longo destes 15 anos, a sua relevância no contexto do sistema de proteção civil”, enaltecendo “profundamente o papel de todas as mulheres e homens – dirigentes, estrutura operacional, Bombeiros Sapadores da Força Especial de Proteção Civil, técnicos superiores, operadores de telecomunicações, assistentes técnicos e operacionais – que, diariamente, dão o melhor de si em prol de todos os cidadãos”.