No próximo dia 14 de abril, Quinta-Feira Santa, os Municípios de Penafiel e do Marco de Canaveses vão assinalar a secular Celebração das Endoenças, numa série de comemorações que iniciam às 20h, com a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão.
Recorde-se que, mesmo no pico da pandemia COVID-19, o Município de Penafiel não deixou cair no esquecimento a tradição com mais de 300 anos, numa iniciativa que decorreu dentro das normas em vigor do estado de emergência, filmada e divulgada nas redes sociais do Município.
Por volta das 21h00 segue-se a procissão do Senhor dos Passos em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores.
Já na sexta-feira, dia 15 de abril, pelas 15 horas, a Procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.
Segundo a liturgia católica, as Endoenças são uma alusão à Sexta-Feira Santa, dia de indulgência na Península Ibérica, no qual era dada a absolvição aos fiéis. Com o passar do tempo, este conceito mudou para o dia anterior, Quinta-Feira Santa.
À semelhança de anos anteriores, as Câmaras Municipais do Marco de Canaveses e de Penafiel comparticipam as mais de 50 mil tigelinhas que vão iluminar as margens dos rios Tâmega e Douro durante a celebração das Endoenças.