Depois do jejum imposto pelo período da Quaresma, muitos são os que aproveitam o domingo de Páscoa para degustar o cabrito assado no forno.
No concelho de Penafiel, são muitos os comensais e apreciadores desta verdadeira iguaria que não resistem a esta tentação e rumam ao restaurante Miradouro, em Entre-os-Rios, um dos vários estabelecimentos que confecionam, pela Páscoa, este prato.
Ao Novum Canal, Conceição Silva, responsável pela cozinha do Miradouro, destacou que o cabrito assado no forno sendo uma especialidade da casa durante todo o ano é mais consumido por esta altura, sendo inúmeros os clientes que não resistem a deslocar-se ao seu restaurante em Entre-os-Rios.
“Dispomos também de serviço take away. Felizmente temos tido muitas encomendas. É uma das especialidades da casa, mas, nesta altura, são efetivamente muitos os querem ter à sua mesa o cabrito assado no forno. É um prato que é apreciado pela maioria dos nossos clientes, sendo uma das especialidades, a par da lampreia, muito procuradas”, disse, salientando que a confeção desta iguaria obedece a determinados requisitos que são fundamentais para que a sua confeção e o resultado final sejam os pretendidos.
“Acima de tudo, o que distingue este prato é a qualidade. O cabrito é partido e limpo e entra em salmoura, vai para uma marinhada, onde leva o azeite, a cebola, alho, vinho branco, fica a repousar na mariana e seguir vai assar no forno a lenha. Tal como o arroz e a batata assada que são feitos na caçarola de barro. Tudo isto acompanhado com uns grelos salteados”, explicou.
Conceição Silva manifestou, ainda, que as Endoenças em Entre-os-Rios, além de ser um evento ímpar na freguesia e no concelho, são uma oportunidade e um pretexto para muitos degustarem este prato.
“As Endoenças são um evento religioso ímpar que atrai muitas pessoas a esta zona do concelho de Penafiel, mas, também um pretexto para dar a conhecer o que de melhor o sul do concelho tem para oferecer em termos gastronómicos. O cabrito assado no forno é, sem dúvida, uma das muitas especialidades que Entre-os-Rios têm para oferecer”, avançou, sublinhando que a lampreia e o sável são iguarias igualmente apreciadas.
“No domingo de Páscoa só trabalho em regime de Take Away e verifico que a maioria das pessoas preferem o cabrito assado no forno porque é efetivamente um prato que vale pela sua qualidade e que serviço com o arroz e a batata assada fica com um aspeto e um sabor únicos”, reforçou.
Conceição Silva declarou que aprendeu a confecionar o cabrito há muitos anos, mantendo a matriz deste prato seguindo a receita tradicional que lhe foi transmitida.
“Fui acrescentando uma coisa ou outra, mas esta receita já não é mudada há muitos anos. Não adianta estarmos a inventar. Os nossos clientes gostam do cabrito assim e queremos agradar-lhes”, adiantou, reconhecendo que este produto é, hoje, uma referência na gastronomia do concelho e da região.