EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

(C/VÍDEO) Paredes assinala Dia Mundial da Atividade Física com programa diversificado

Paredes assinala Dia Mundial da Atividade Física com programa diversificado

No âmbito do Dia Mundial da Atividade Física, que se celebra esta quarta-feira, o município de Paredes apresentou no Pavilhão Multiusos o projeto piloto 2.0 da Direção-Geral de Saúde do Programa da Atividade Física do ACES e da Consulta de Atividade Física, assim como um conjunto de atividades, a realizar durante o dia de hoje.

Além Pavilhão Multiusos de Paredes, as atividades irão, ainda, decorrer no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo.

O vereador responsável pelo pelouro da Saúde da Câmara de Paredes, Paulo Silva, relevou a importância esta data para o dia-a-dia de todos nós e para a saúde dos cidadãos.

O autarca realçou que as atividades que estão previstas, algumas já eram assinaladas pelo município, como o boccia, salientando que o objetivo passa por promover o exercício físico ligado à saúde.

“No domínio dos cuidados primários de saúde, compete aos municípios darem o seu apoio e colaborarem no sentido de promoverem a saúde dos seus munícipes, do bem-estar da comunidade, trabalhando com as escolas e todos os atores e agentes da comunidade escolar naquilo que são os hábitos de uma alimentação saudável. Através do desporto pretendemos promover o exercício físico e fazer com que as pessoas e os cidadãos que estiveram retidos nas suas habitações,  durante a fase da pandemia, possam dispor de uma panóplia de atividades que lhes permita fazer exercício físico. Projetos como o boccia, o Mais Vida Ativa, o Viver Melhor, o Diabetes em Movimento são um exemplo dessas propostas e têm, também, um papel relevante naquilo que é o bem-estar mental”, disse, reconhecendo que este convívio, a promoção do bem-estar físico ajudam, também, a que muitas vezes, as pessoas deixem de estar dependentes da medicação.

“Queremos ajudar o SNS e, desta forma, promover programas que dinamizam a parte social e física da comunidade”, atalhou, sustentando que as freguesias têm tido um papel relevante nesta dinâmica.

“As pessoas voltaram a fazer exercício funcional, dispomos de uma rede de percursos pedestres e os parques urbanas que facilitam esta dinâmica”, asseverou.

Pedro Cepeda, vereador com os pelouros da Juventude e Desporto da Câmara de Penafiel, realçou a importância destas atividades na promoção da qualidade de vida dos cidadãos.

“A autarquia de Penafiel tem vindo a promover um conjunto de programas e atividades no sentido de fomentar a atividade física, sendo nosso objetivo incrementar a atividade física regular a um maior número de cidadãos. A pandemia condicionou a quebra da atividade física e do desporto, e importa que todos os municípios que fazem parte do ACES façam este esforço no sentido de promover a atividade física, também, como forma de prevenir determinadas doenças”, manifestou, confirmando que este projeto com o exercício da atividade física é o caminho a seguir.

“Os estudos revelam que por cada um euro que investimos na promoção da atividade física poupamos três euros em cuidados de saúde. Temos de promover mais atividade física para potenciar a qualidade de vida”, disse, sublinhando que o município está a desenvolver um projeto que envolve 200 mulheres, designado projeto “Meno(s)Pausa+Movimento”,  dirigido a mulheres pós-menopáusicas que pretende melhorar a qualidade de vida desta população.

“Além de ser um programa que potencia a atividade física, integra uma componente científica, ou seja, as pessoas são acompanhadas por médicos. Queremos fundamental do ponto de vista científica qual o impacto que o exercício físico tem na qualidade de vida desta população”, manifestou, salientando que este programa irá valorizar o exercício físico multimodal (cardiovascular, força, equilíbrio e flexibilidade) em contacto com o ambiente natural, decorrendo algumas sessões também em contexto indoor (em sala), três vezes por semana.

Fernando Malheiro, diretor executivo do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul, afirmou que este projeto é da DGS, salientando que o ACES pretende, com este projeto, disponibilizar uma consulta e um médico nos três concelhos que integram o ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul.

“O programa é exigente, exige uma formação pós-graduada em atividades física e os médicos a estão a ser desafiados a fazê-lo. Felizmente o ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul dispõe de alguns médicos o que permitiu abrir na tal experiência piloto em cada um dos concelhos. O programa exige que os técnicos tenham também de ter uma formação específica. É nosso objetivo posteriormente alargar a mais unidades, embora não seja necessário que todas as unidades tenham consultam de atividade física, o mesmo se passa com a consulta de cessação tabágica”, adiantou.

Fernando Malheiro destacou que o projeto piloto tem uma duração que não está formalizada.

“Neste momento, a referenciação dos utentes será feita apenas pelos utentes de Baltar, Penafiel ou pelos utentes de Paiva Douro. Deixando de ser experiência-piloto podemos referenciar de outras unidades para essas unidades”, precisou, sustentando que através de um médicos escolhidos será possível fazer em horas extras ou através do que se chamou uma carteira adicional.

“O nosso objetivo é sempre trabalhar em carteira adicional. Estamos em fase de contratualização com a ARS-Norte e iremos propor uma carteira adicional”, concretizou, apontando a obesidade, a diabetes mellitus, a depressão e a hipertensão arterial como patologias com maior prevalência no ACES.

“É prudente apontarmos para uma ou duas áreas. Quando conseguirmos alargar a mais consultas poderemos alargar à obesidade. A maior pandemia que vivemos é a pandemia da obesidade”, atalhou, salientando estar confiante relativamente a este projeto.

“Existe uma grande disponibilidade da parte das autarquias, os técnicos estão motivados e os médicos estão com vontade que o projeto tenha sucesso”, declarou, confirmando que este projeto permite, ainda, transmitir aos utentes da importância da atividade física.

  “O sucesso não está nos medicamentos ou nos médicos. Teremos de aproveitar cada uma das ações para aumentar a literacia e a comunicação social tem um papel decisivo”, relembrou, confirmando que este é um processo que será avaliado de forma sistemática, sempre com o objetivo e no interesse do utente.  

Liliana Vieira, vereadora responsável pelo pelouro da saúde de Castelo de Paiva, explicou que o município de Castelo de Paiva, por norma, colabora com esta entidade, admitindo ser vital que haja um olhar direcionado para esta área de forma a promover uma melhor qualidade de vida.

“O município tem todo o interesse em desenvolver uma resposta mais ativa e mais e tendo em conta a demografia do território faz todo o sentido participar neste projeto”, afiançou, sustentando que o município integra no seu território um vasto conjunto de coletividades que fomentam ações e atividades em prol do desporto e do incremento da atividade física.

Liliana Vieira recordou que no dia 25 deste mês, Castelo de Paiva vai acolher mais uma edição doas jogos desportivos que contempla até setembro um conjunto vasto de atividades.

“No pré-escolar temos uma resposta educativa próximo. Temos vindo a implementar programas que permitem à comunidade ter acesso ao desporto, assim como equipamentos que permitem essa prática”, avançou.  

A cerimónia de hoje deu a conhecer a apresentação do projeto piloto 2.0 da Direção Geral de Saúde do Programa de Promoção da Atividade Física do ACES e da Consulta de Atividade Física, do qual o Município faz parte.

Este projeto é direcionada a todos os utentes com problemas mentais e com diabetes e irá realizar consultas de promoção para a prática de Atividade Física na USF de Baltar.

A apresentação oficial será no Pavilhão Multiusos de Paredes contou com a presença dos vereadores dos municípios aderentes à iniciativa, Renato Almeida e Paulo Silva, vereadores da Câmara de Paredes, Liliana Vieira, vereadora da Câmara de Castelo de Paiva e Pedro Cepeda, vereador da Câmara de Penafiel. Fernando Malheiro, diretor executivo do ACES Tâmega II Vale do Sousa Sul.

O projeto tem como objetivos “estimular a prática regular de exercício e da atividade física regular é o propósito do conjunto de iniciativas dinamizadas pela autarquia, que procura melhor a qualidade de vida dos cidadãos, diminuir o número de pessoas sedentárias no Concelho e incentivar a população a adotar um estilo de vida mais saudável e feliz”.

Em simultâneo à apresentação do projeto piloto, no Pavilhão Multiusos de Paredes, decorrerão várias iniciativas dedicadas ao Dia Internacional da Atividade Física como um Torneiro de Boccia, uma aula de exercício físico do Programa “Mais Vida Ativa”, um Cordão Humana pela Paz, uma vez que também se celebra o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz, workshops e uma caminhada GeoPard. Por fim, no Pavilhão Rota dos Móveis irão realizar-se uma aula de Yourfit Body e uma aula de YourFit Pulse.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade