O Parque Rio Ferreira, Lordelo, Paredes acolheu, a Taça Distrito do Porto de Petanca, nas variantes de triplete masculina e duplete feminina, prova que teve como anfitrião o Clube Amigos da Petanca e contou com a participação de 98 atletas (90 homens e 8 senhoras), de 11 clubes das quatro associações continentais.
A APZN – Associação de Petanca da Zona Norte destaca, em nota informativa que a “competição principal masculina, denominada de Taça da Cidade de Lordelo, foi ganha pelo trio do Clube Amigos da Petanca formado por Augusto Matos, Márcio Araújo e Lino Sampaio”.
“ Maria Del Carmen (Clube Amigos da Petanca) e Isabel Pereira (Clube Petanca de Estorãos) conquistaram o torneio principal da Taça Cidade de Rebordosa, em duplete feminina.”, refere a mesma nota que reforça que nesta prova de âmbito nacional ainda houve oportunidade para consagrar os atletas Campeões Regionais da APZN 2022 com a entrega dos respetivos pólos das três variantes da modalidade, mão a mão, duplete e triplete, masculinos e femininos:
Na modalidade não a mão, os vencedores foram Paulo Bessa (Clube Caçadores de Rebordosa) e Isabel Pereira (Clube Petanca de Estorãos).
Na modalidade duplete, os primeiros lugares foram para Augusto Matos e Márcio Araújo (Clube Amigos da Petanca) e Mónica Antunes e Maria Del Carmen (Clube Amigos da Petanca).
Na modalidade de triplete, os prmeiros lugares foram arrecadados por Joaquim Ferreira, Manuel Oliveira e Guilherme Matos (Clube Amigos da Petanca).
A APZN – Associação de Petanca da Zona Norte foi a mais representada com 75 jogadores (5 dos quais femininos) das 8 agremiações filiadas, seguida da APA – Associação de Petanca do Algarve com 9 homens e 1 senhora do Clube Petanca Escola de Loulé, depois a APZC – Associação de Petanca da Zona Centro com 5 atletas (3 masculinos e 2 femininos) da Associação Académica de Santarém e por fim a APBASA – Associação do Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano com 3 jogadores do Clube Desportivo e Cultural da Nave, dos quais se destaca Hugo Dores, campeão nacional nas 3 vertentes de petanca.
A competição contou com as presenças dos presidentes e vice-presidentes das direções da Federação Portuguesa de Petanca e da Associação de Petanca da Zona Norte, Cesaltina da Conceição, Fernando Queiroz, Carlos Monteiro e Joaquim Ferreira, respetivamente.
A próxima prova, o 1º Torneio Regional – Clube Petanca de Estorãos, integrado no calendário 2022 da APZN, decorre, dia 14 de maio, em Fafe.
Classificações
Taça Distrito do Porto – Cidade de Lordelo – triplete masculina
Principal
1º – Clube Amigos da Petanca (Augusto Matos, Márcio Araújo e Lino Sampaio)
2º – Clube Desportivo e Cultural da Nave (Hugo Dores, Humberto Coelho e Miguel Tavares)
3º – Clube Amigos da Petanca (Joaquim Ferreira, Manuel Oliveira e Guilherme Matos)
4º – Centro Recreativo e Cultural de Briteiros (Eduardo Cunha, Avelino Fernandes e André Miranda)
Consolação
1º – Clube Petanca de Rebordosa (Mário Cunha, Nuno Pacheco e José Barbosa)
2º – Centro Recreativo e Cultural de Briteiros (Rolando Martins, Adão Batista e Diogo Gonçalves)
3º – Clube Amigos da Petanca (Gustavo Machado, Luciano Rodrigues e Manuel Joaquim Leal)
4º – Clube Caçadores de Rebordosa (Valdemar Pinto, Luís Fonseca e Adão Tomás)
Taça Distrito do Porto – Cidade de Rebordosa – duplete feminina
Principal
1ª – Clube Amigos da Petanca/Clube Petanca de Estorãos (Maria Del Carmen e Isabel Pereira)
2ª – Casa do Pessoal da RTP-Porto/Clube Petanca Escola de Loulé (Margarida Duque e Sónia Gonçalves)
Consolação
1ª – Associação Académica de Santarém (Nadine Leandro e Carla Silva)
2ª – Clube Petanca das Taipas (Joaquina Silva e Joaquina Oliveira