O Mosteiro de Santa Maria de Vila Boa do Bispo, no Marco de Canaveses, recebe no próximo sábado, 23 de abril, pelas 21h30, o segundo de quarto concertos no ciclo dedicado ao Requiem de Mozart, promovido pela Rota do Românico. A entrada é gratuita, condicionada à lotação do espaço.
Depois da lotação esgotada no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, no passado dia 10, a próxima apresentação está agendada para Vila Boa do Bispo, na margem esquerda do rio Tâmega e volta a contar com mais de 120 artistas em palco, entre músicos e cantores.
Dirigido pelo Maestro Carlos Silva, o espetáculo será protagonizado pela Banda de Música da Associação de Cultura Musical de Lousada, pelo Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa, pelo Coro Audivi Vocem, pelo Vocal Art Ensemble e pelos solistas Paulina Sá Machado, Marta Magalhães, Hélder Bento e José Corvelo.
O Requiem, a última obra inacabada de Wolfgang Amadeus Mozart, está envolta num ambiente que nos conduz para o mistério, num processo construtivo de sequência artística e estética. Iniciada em 1791, já numa fase de fragilidade do compositor, esta é considerada o canto do cisne do excelente autor, sendo concluída pelo seu amigo Franz Sussmayr.
O ciclo de concertos Requiem de Mozart prossegue, em maio, na Igreja do Divino Salvador de Freamunde, em Paços de Ferreira, e no Mosteiro do Salvador de Travanca, em Amarante, nos dias 1 e 14, respetivamente, às 21h30.