A segunda edição do f/est Amarante – Festival Internacional de Fotografia, realiza-se de 27 a 29 de maio sob o tema “Refotografar”, com um vasto programa composto por exposições, workshops, talks e atividades de rua.
Entre os destaques está a inauguração da exposição “Magnum Photos 75 years”, da prestigiada agência fotográfica.
O evento irá começar em Amarante no fim de maio, antes de partir para Nova York, Berlim e Paris. No aniversário é possível assegurar a diversidade e qualidade no estilo e narrativa visual que sempre destingiu a Magnum. A exposição pode ser vista pelas ruas de Amarante, tanto em formato digital (através da leitura de QR Codes) como em papel, até dia 31 de agosto.

Para além disso, depois de uma temporada na Fundação Calouste Gulbenkian, a peça “As Bravas” de Paulo Pimenta, a partir de um projeto PELE, regressam a casa. As fotografias das mulheres do Marão poderão ser vistas nos Claustros do Mosteiro de São Gonçalo entre 27 de maio e 30 de junho.
No mesmo período, a Fábrica do Matias acolhe o evento “remapear as margens: hipsografia do centro”, com trabalhos de um coletivo de fotógrafos do IPCI – Instituto de Produção Cultural e Imagem.
Para além disso, durante esses três dias, Amarante ainda vai preparar workshops ministrados pelo fotógrafo Hugo Lima, dia 27 na Escola Secundária de Amarante; e pelos fotojornalistas Rita Carmo (Blitz/ Expresso), dia 28, na Biblioteca Municipal de Amarante; e Leonel Castro (JN), também dia 28, no Edifício da Antiga Cadela.