(C/ VÍDEO) Dois espetáculos para comemorar o Dia Mundial da Dança no Centro Cultural Vila Flor

Oficina Oficina | NOVUM CANAL

O Dia Mundial de Dança será celebrado no Centro Cultural Vila Flor (CCVF) em Guimarães, com os espetáculos “Endless”, da companhia Dançando com a Diferença, nos dias 29 e 30 de abril às 15h e 19h respetivamente e “Coreografia”, de João dos Santos Martins, que sobe ao palco do Pequeno Auditório do CCVF no dia 29 de abril, às 21h30.

“Endless” é um espetáculo onde a dança, a música e o vídeo interagem de forma a questionar a condição humana, a vida, a degradação do corpo e a única certeza do ser humano – a morte. A obra foi inspirada por visitas realizadas ao Memorial do Holocausto, à Colina das Cruzes e aos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau.

Desde a sua estreia, em 2012, na Madeira, a peça já foi reposta em diferentes contextos e países, com adaptações que nunca deixam de fora a realidade local e o momento presente. 

Endless © Julio Silva Castro J405 1741 1024x683 1 | NOVUM CANAL
Fonte: A Oficina

Na noite do dia 29 de abril, a “Coreografia” de João dos Santos Martins, que terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa. O espetáculo foca-se na relação entre a coreografia quanto suporte artístico não-comunicativo e a língua gestual como sistema de vocabulário baseado em gestos.

Inspirado no tratado de Raoul Feuillet, teórico de dança francês do século XVIII, João dos Santos Martins constrói uma dança em que o texto se difunde com o movimento.

Os bilhetes para os espetáculos têm um custo de 7.50 euros ou 5 euros com desconto, podendo ser adquiridos nas bilheteiras físicas do Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Casa da Memória e Loja da Oficina, bem como online no website da bilheteira online e do Centro Cultural de Vila Flor.  

Coreografia 20201120 U1A4006 © Jose Carlos Duarte 683x1024 1 | NOVUM CANAL
Fonte: A Oficina