O fim-de-semana que antecede a celebração do 25 de Abril vai ficar marcado pela realização de várias provas de ciclismo.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em nota in formativa, que o “Grande Prémio O Jogo junta na estrada as equipas continentais com as formações de clube, numa prova em quatro etapas para disputar entre 23 e 25 de abril”.
A mesma entidade recorda que o “primeiro dia tem dupla etapa”, sendo que às 9h30 inicia-se, em Pinhel, o contrarrelógio individual de 7,6 quilómetros.
“A mesma localidade recebe, às 16h00, a partida para a segunda etapa, uma curta ligação de 69,2 quilómetros, que terminará em Trancoso”, refere a federação que adianta que “duas contagens de montanha, a última de segunda categoria, a 9300 metros da chegada podem ajudar a fazer a diferença”.
No domingo corre-se a terceira etapa, “137 quilómetros com partida e chegada em Vila Nova de Paiva”.
O início da segunda etapa está marcado para as 11h25, prevendo-se o final para cerca das 15h00.
“A viagem comporta duas contagens de montanha de terceira categoria, ambas colocadas longe da meta”, avança a Federação Portuguesa de Ciclismo que sublinha que a “etapa-rainha é a final, a disputar no dia 25 de Abril”.
“O pelotão irá percorrer 143,2 quilómetros, entre Celorico de Basto e Paredes. As dificuldades montanhosas estão espalhadas pelo percurso, mas com especial incidência na parte final”, acrescenta a nota à comunicação social que sustenta que os “ciclistas vão subir ao alto do Viso (km 25,1), Senhora da Assunção (km 88,5), alto do Cruzeiro (km 120,9) e monte Azevido (km 129,7)”.
A partida será dada às 12h30, estando a chegada prevista para as 16h00.
O fim-de-semana será também muito preenchido na vertente de BTT.
No domingo corre-se a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, sendo que Cadafaz, em Celorico da Beira, é o local escolhido para esta competição.
No sábado decorrem os treinos oficiais, estando a corrida agendada para domingo, a partir das 8h30.
Já no Algarve, em Alte, no concelho de Loulé, realiza-se no o Dia da Liberdade uma maratona BTT.
“Além de ser um evento de participação popular, a Maratona de Alte contará com corridas pontuáveis para as diferentes categorias de competição”, lê-se na respetiva noda imprensa que adianta que os “masculinos de elite e masters até 49 anos vão cumprir 82,6 quilómetros, com um acumulado de subida de 2334 metros”.
Já as “femininas, os masters a partir de 50 anos e os paraciclistas de classe D farão o percurso de 68,8 quilómetros, com um acumulado de 1440 metros”.
As restantes categorias terão por diante 40,9 quilómetros, com 650 metros de acumulado.
A Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra, recebe, no sábado, o segundo Encontro Inter-Regional de Escolas da presente temporada na zona B. Será uma prova de estrada, com início às 14h00.