Com o conflito na Ucrânia foram vários os jovens atletas que ficaram impedidos de continuar a sua formação e tiveram que se juntar aos milhares de deslocados que deixaram o seu país umo a outros países.
O Clube Desportivo Sobrado, formação que milita na Associação de Futebol do Porto, Divisão Elite 2021/22AF Porto Divisão de Elite – Pro-nacional, fase de manutenção, série 3, foi um dos emblemas que se associou à onda de solidariedade que tem crescido no nosso país e acolheu no clube em colaboração com a Yousports Academy”, sediada em Sobrado, jovens futebolistas ucranianos, que devido à guerra, viram a sua formação ser interrompida.
Ao Novum Canal, o presidente do CD Sobrado, Jorge Pinto, destacou que o clube já tinha internamente mostrado disponibilidade para acolher jovens desportistas que devido ao conflito militar tiveram que deixar o seu país.
“O assunto foi analisado e como temos um protocolo com “Yousports Academy”, sediada em Sobrado. E uma vez que a academia dispõe de alojamento para acolher várias pessoas, o assunto foi colocado. Entretanto, fomos contactados por uma entidade que apoia à integração de pessoas refugiadas no sentido de acolher alguns atletas e o clube desde logo se disponibilizou a acolher dois ou três jogadores, que fossem refugiados da guerra. Passado algum tempo recebemos dessa entidade um email pedindo-nos para acolher, através da academia, alguns jovens, com o objetivo de os integrar no clube. Foram realizados vários procedimentos”, disse, salientando que os atletas estão em Portugal, no clube, já foram apresentados aos colegas dos respetivos escalões e estão bem.
“Os atletas são jovens, adaptaram-se facilmente, estão integrados. Eles estão em contacto com os pais, tivemos inclusive de pedir autorização aos pais que nos enviaram uma declaração para podermos federá-los”, expressou, salientando que os atletas chegaram ao Aeroporto Sá Carneiro e daí vieram diretamente para a Academia.
Jorge Pinto realçou que estes atletas já praticavam futebol nos respetivos clubes, são juniores, sub-19, pelo que a sua integração em Portugal e no clube se tornou mais fácil.
“São atletas com potencial, gostam do que fazem, são esforçados, integraram-se bem, como referi, e podem evoluir ainda mais. O nosso objetivo é que possam dar o seu contributo às nossas equipas. São muito novos e têm todo um percurso para fazer”, concretizou, sustentando que estes jovens têm, também, talento inclusive para jogarem noutros emblemas.
“O nosso objetivo é valorizá-los, mas o potencial deles é que irá ditar o seu futuro. Fisicamente são fortes e estão já a treinar com os seniores e têm condições para evoluir para outro patamar”, avançou.
Jorge Pinto manifestou, por outro lado, que o clube quer integrá-los numa escola técnica para que possam dar continuidade aos seus estudos.
“São jovens que não falam português. Um fala inglês e o outro percebe alguma coisa de inglês. Temos um tradutor que convide com eles, que é luso-canadiano. Queremos integrá-los numa escola e se quiserem prosseguir a sua formação terão de escolher o que pretendem”, referiu, sustentando que o jovens estão a ter todo o apoio do clube e até mesmo da comunidade local.
“No clube, a receção não poderia ter sido a melhor, contam com o apoio dos colegas, de todas as pessoas que fazem parte do CD Sobrado, mas, também, da comunidade. Estamos a falar de jovens que estão longe da família. Julgo que os seus familiares estarão, também, a preparem-se para vir para Portugal, mas neste momento é uma incerteza”, atalhou.
Questionado quanto à possibilidade do CD Sobrado acolher mais atletas, Jorge Pinto admitiu que essa possibilidade depende sempre da existência de condições.
“Existindo condições, se for permitido, estaremos disponíveis. Já temos atletas na Academia de outro países na Academia, do Congo, Senegal e da Guiné-Bissau. Existindo condições, estamos recetivos. Tudo isto depende da existência de meios. Somos um clube sem grandes posses, mas havendo possibilidades tentaremos fazer esse esforço. Trata-se de uma responsabilidade acrescida”, afirmou, sublinhando que os atletas dentro em breve começarão a jogar nos respetivos escalões, ajudando o Sobrado a concretizar os seus objetivos e também os atletas a concretizarem os seus sonhos.