Procurar
Publicidade

(C/VÍDEO) 1º Campeonato Felgueiras Xadrez termina com balanço positivo

O Município de Felgueiras em articulação com escolas do concelho levou a cabo o 1º Campeonato Felgueiras Xadrez que tinha como objetivo primordial estimular a prática do xadrez juntos da comunidade escolar e respetivas famílias.

A 5ª e última etapa teve lugar, esta tarde, na Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos.

Tânia Sousa, chefe do serviço de desporto da Câmara de Felgueiras, destacou que o campeonato foi constituído por cinco etapas, sendo que em cada etapa realizaram-se cinco rondas competitivas.

“A atividade além do município de Lousada contou, também, com praticantes dos municípios de Lousada e de Fafe”, disse, salientando que a prova integrou entre 30 a 40 participantes.

Tânia Sousa realçou, ainda, que além dos alunos, a atividade contou com várias famílias, numa demonstração de que o xadrez é um desporto heterogéneo, direcionado para todas as idades e grupos etários.

“Optamos por implementar duas vertentes nesta prova, uma individual e uma vertente para as famílias, sendo que no final é premiada a família que mais pontos conseguiu realizar”, expressou, recordando que a primeira etapa iniciou na Lixa, seguiu para a Unhão, para a Manuel Faria e Sousa, a Secundária de Figueiras e terminou na Escola Básica e Secundária Dr. Machado Matos.

A chefe do serviço de desporto da Câmara de Felgueiras fez um balanço positivo da prova, assumindo que esta atividade é uma aposta ganha e um evento reconhecido pela comunidade de praticantes como sendo determinante na aprendizagem, contribuindo para a formação cognitiva dos seus praticantes.

“Faço um balanço positivo da atividade. O feedback dos participantes não poderia ter sido melhor. Fomos aumentando o nível de praticantes e estamos expetantes que mais praticantes possam surgir nas próximas edições”, disse, garantindo que a próxima edição está já a ser pensada e será oportunamente anunciada.

“As famílias mantiveram-se constantes e participantes em todas as etapas, num claro sinal que também elas se sentiram estimuladas pelo xadrez e pelas inúmeras vantagens que estão associadas a esta modalidade”, vincou, sustentando que o xadrez é uma atividade em crescendo no concelho que está ligada ao desporto escolar e às atividades de enriquecimento curricular.

“O município tem um projeto designado Felgueiras Xadrez que além de workshops, aposta na formação e está a promover este campeonato”, adiantou, afirmando que nas escolas existem cerca de 900 alunos a praticar xadrez.

Tânia Sousa avançou, ainda, que além da prática da modalidade, esta prova teve, também, como propósito fomentar uma maior aproximação da comunidade escoar, dos pais e encarregados de educação aos vários agrupamentos.

“O objetivo passava por permitir que a comunidade escolar pudesse conhecer as diferentes escolas que existem no município e promover um maior intercâmbio”, referiu, reiterando que esta prova permite, também, preparar os alunos para as competições do desporto escolar e as competições federadas.

António Bragança, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, fez, também, um balanço positivo desta atividade, reconhecendo a importância do xadrez para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, a sua capacidade de pensar e compreender.

“O evento superou as expetativas. O xadrez é uma modalidade que já é há muito conhecida dos alunos da escola e do agrupamento. Sei, também, que existem inúmeros praticantes de xadrez em Felgueiras”, expressou, realçando que o Agrupamento Dr. Machado Matos foi o primeiro a fazer uma aposta massiva nesta modalidade.

“É possível através do xadrez potenciar muitas sinergias, adquirir novas ferramentas, promover a concentração. Estamos a falar de um jogo de estratégia e isso melhora a aprendizagem, sobretudo da matemática. Todas as turmas do primeiro ciclo têm a aprendizagem do xadrez, sendo esta modalidade, também, praticada no segundo e terceiro ciclos. O xadrez é um veículo pedagógico para a aprendizagem e potencia o desenvolvimento do raciocínio lógico,”, salientou, reconhecendo que o xadrez fomenta, também, o espírito de camaradagem e o convívio social.

“Estou deveras satisfeito e queremos continuar a incrementar esta atividade nos próximos anos”, acrescentou.

O I Campeonato Felgueiras Xadrez foi uma iniciativa organizada pela Câmara de Felgueiras, em parceria com os Agrupamentos de Escolas da Lixa, D. Manuel de Faria e Sousa e Dr. Machado de Matos, com a Escola Secundária de Felgueiras e ainda com o Externato da Misericórdia de Nossa Senhora do Rosário – Unhão.

Esta atividade contou, ainda, com o apoio da Associação de Xadrez do Porto.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade