Ana Pinho Rodrigues esteve em grande destaque no terceiro dia do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absoluto – Coimbra 2022, ao superar o recorde nacional absoluto da modalidade 50 bruços, com 31,24 segundos.
De tarde, a nadadora olímpica frisou a sua dominância, ao vencer a final destacada com o tempo de 31,23, a um centésimo dos mínimos para o Mundial. O anterior máximo já pertencia à nadadora da Escola Desportiva de Viana desde o Campeonato Nacional de 2017, também em Coimbra.
O segundo lugar na modalidade foi para Lidiana Rodrigues, do CF Os Belenenses com 33,32 segundos, com a terceira posição a cair para Madalena Cerdeira, do Sporting, com o tempo de 33,63.
Nas outras modalidades, Diogo Ribeiro, do SL Benfica, destacou-se ao bater o recorde nacional dos juniores do 100 metros mariposa, com um tempo de 52,85 segundos, ultrapassando assim a marca anterior que já lhe pertencia desde 23 de dezembro de 2021. Esta marca provou-se suficiente para se qualificar para o Europeu e Mundial de juniores.
No entanto, a vitória acabaria por ir para o seu colega de equipa, Miguel Nascimento, que bateu o seu recorde pessoal para vencer a categoria. Diogo Ribeiro ficou na segunda posição e Fernando Souza Silva, da Naval, fechou o pódio com um tempo de 53,62 segundos.
No lado feminino da mesma modalidade, Carolina Fernandes do Galitos obteve o melhor tempo das eliminatórias nos 100 metros mariposa com 1.01,40 minutos – melhorando o tempo na final para 1.00,20, segurando assim a vitória na modalidade e a qualificação para o Europeu e Mundial de juniores.
No total, 11 nadadores portugueses já conseguiram qualificações para o Europeu ou Mundial, em várias modalidades diferentes. Para além dos já mencionados, João Costa, do Vitória SC, conseguiu qualificar-se para os 100 metros costas, no Europeu e Mundial. Camila Rebelo, do Louzan, irá fazer-lhe companhia no europeu da mesma modalidade.
Tamíla Holub, do SC Braga conseguiu qualificação para o Europeu e Mundial nos 1500 metros enquanto Ana Catarina Monteiro, do Fluvial Vilacondense, tem lugar marcado em Roma nos 200 mariposa.
Kevins Apiseniece, do FC Porto, garantiu a presença no Europeu, na modalidade de 200 mariposa. Rafael Azevedo, do Algés, já tinha conseguido obter marcas de qualificação para o Europeu, na modalidade de 50 costas, juntamente com Gabriel Lopes, do Louzan, que se qualificou para Europeu e Mundial nos 200 estilos.