Percurso pedestre PR2, um caminho por paisagens únicas localizado em Celorico de Basto.
Oficialmente inaugurado a 13 de março, o percurso pedestre PR2, uma pequena Rota Circular que passa pelos lugares do Viso, Barrega, Murgido e Cabanelas, mostra-se um local de eleição para centenas de pessoas amantes da natureza, do desporto e do património.
Esta Rota Circular inaugurada com uma prova desportiva designada Trilhos do Viso onde contemplou um trail longo, trail curto e caminhada, mostra-se agora como um chamariz para uma das zonas mais bonitas do concelho de Celorico de Basto.
Segundo nota informativa enviada ao Novum Canal, o autarca de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, mostra-se agradado com a recetividade e esclarece que “este é o segundo percurso pedestre de Celorico de Basto, que passa a integrar uma vasta rede de percurso que pretendemos instalar neste concelho, alguns dos quais em confluência com este. Um percurso de estrema beleza, muito atrativo para locais e visitantes”, observando até que caminhar pelo PR2 é desfrutar “uma viagem que nos permite chegar a lugares únicos, mágicos, plenos de história e memória. Por aqui o tempo parece parar e a vida dá-nos a oportunidade de desfrutar de cada momento com leveza e plenitude”.
Refira-se que este PR2 encontra-se devidamente sinalizado e os locais mais emblemáticos devidamente identificados com informação descritiva como o castro de Barrega, os gabros, a Igreja de Borba, a panorâmica do Viso e outros locais que merecem ser observados com atenção redobrada.
Esta pequena rota é também sugestiva para realização de outras provas desportivas promovidas pelo Município, juntas de freguesia e associações como nos referiu a vereadora do desporto, Maria José Marinho. “No dia da inauguração desenvolvemos uma prova desportiva com a participação de 470 pessoas inscritas que adoraram o percurso e mostraram interesse em participar em outras ações semelhantes. Este é um percurso com alguma dificuldade mas com uma beleza exuberante que mistura património e paisagens únicas que por si só são atrativo para as diferentes iniciativas desportivas. A prova de inauguração foi a primeira iniciativa de uma série de provas que pretendemos organizar neste local idílico”.