O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses foi o palco de apresentação, no passado dia 1 de abril, do documentário “À Solta na Internet” de Vit Klusak, numa iniciativa promovida pelo CLDS 4G Celorico+Social e em parceria com o Município de Celorico de Basto.
Este documentário foi produzido na República Checa e tem como mote, alertar para o número de crianças vítimas de abuso online. Pais, encarregados de educação e as crianças foram os espectadores alvo.
Após a apresentação do documentário, o agente Jorge Mendes, da Guarda Nacional Republicana, sensibilizou os presentes para os cuidados com as redes sociais dos filhos, usando o Cibercrime como exemplo para afirmar que “as redes sociais não são um problema mas a forma como são usadas é que poderá ser problemática, daí ser fundamental uma atenção redobrada da família e o devido aconselhamento”.
Elisabete Coelho, do projeto CLDS 4G Celorico+Social, alerta sobre os tempos digitais em que se vive. “As crianças têm acesso às redes sociais muito cedo, fruto da digitalização massiva, o que por si só não é perigoso, mas que pode trazer consequências muito nefastas e gravosas se não houver um correto acompanhamento em casa”.
Já Helena Martinho, presidente da CPCJ e Coordenadora dos Serviços Sociais e Saúde do Município, afirma que “Efetivamente, este documentário mostra-nos uma realidade na República Checa que é transversal a todo o mundo. É um problema grave, que pode alterar irremediavelmente a vida destes jovens podendo causar transtornos para a vida. A taxa de suicídio entre jovens aumenta quando estes se sentem invadidos na sua individualidade.
Este documentário também foi apresentado a alunos do 7º, 8º e 9º anos do Agrupamento de Escolas, num formato mais ligeiro e menos explícito.