A Autoridade Tributária e Aduaneira reembolsou 454 milhões de euros na campanha de IRS em curso.
A informação é avançada pelo ministério das Finanças, rem nota informativa, que destaca que no “âmbito da campanha de IRS de 2022 relativa aos rendimentos auferidos em 2021, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) reembolsou cerca de 454 milhões de euros até dia 19 de abril”.
De acordo com o gabinete do ministro das Finanças, até agora, foram entregues “quase de 2,3 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes, sendo que 44% foram submetidas através do IRS Automático (preenchimento automático dos dados da declaração por parte da AT, através das informações comunicadas de forma automática às Finanças) e 56% foram submetidas de forma manual”.

Das declarações entregues foram já liquidadas mais de 870 mil (cerca de 38% do total). Destas, 560 mil correspondem a reembolsos aos contribuintes”, refere a nota à comunicação social que reforça que foram também “emitidas cerca de 85 mil notas de cobrança, num total de cerca de 35 milhões de euros, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança)”.
“Os contribuintes podem entregar a sua declaração de rendimentos até ao dia 30 de junho”, lê-se na nota informativa que esclarece que os .”contribuintes que pretendam podem recorrer ao atendimento presencial nos Serviços de Finanças, devendo o agendamento ser feito através do Portal das Finanças ou do Centro de Atendimento Telefónico da AT (217 206 707)”.