O Município de Amarante encontra-se a promover o Campo Interativo, um projeto intergeracional e social dirigido a idosos e jovens, que tem como objetivo combater o isolamento, promover a cidadania e a animação territorial.
Uma das atividades do Campo Interativo é o Centro de Cidadania Digital que realiza, esta sexta-feira, as ‘Conversas de Vizinhos’. Encontros em formato digital com profissionais e convidados que vão abordar diversos temas como a inclusão digital, cidadania, prevenção de comportamentos de risco e isolamento.
Às 21h00, a primeira ‘Conversa de Vizinhos’ transmitida pelo Zoom, é sob o tema “Igualdade de Género”. A abertura da sessão será feita pelo vice-presidente do Município de Amarante, Jorge Ricardo, e as convidadas são: a psicóloga clínica Vanessa Amaral, a mecânica automóvel Raquel Teixeira, e a tecelã Marta Cruz.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.
Refira-se que as ‘Conversas de Vizinhos’ vão realizar-se regularmente com diferentes convidados e temáticas. As profissões do futuro, o bullying, o voluntariado, o uso abusivo das tecnologias e a violência no namoro serão alguns dos temas a abordar em futuras conversas.
Recorde-se que o Campo Interativo de Amarante funciona nas instalações da Universidade Sénior de Amarante, na Avenida General Vitorino Laranjeira, no Bairro da Chentuada e faz parte dos projetos de Inovação Social de Amarante.
Além do Centro de Cidadania Digital, o Campo Interativo promove sessões semanais em diferentes áreas, nomeadamente: Gerações de Música, onde se privilegia o património musical local com vista à aproximação dos públicos e eliminação de eventuais barreiras na perceção do modo de vida; e Estimulação Cognitiva, Motora e Sensorial, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida e bem-estar.