Novum Canal

mobile

tablet

(C/VÍDEO) Exposição Anne Frank: ´Uma história para hoje´ percorre escolas de Lousada

Partilhar por:

O Município de Lousada, em colaboração com o projeto Vir a Ser – Associação Comunidades que Florescem e com a Associação Internacional Intercultural Projects and Research, tem a honra de apresentar a exposição Anne Frank: uma história para hoje, de 2 a 7 de Maio – Escola Secundária de Lousada; de 9 a 14 de Maio – EBS de Lousada Oeste; de 16 a 21 Maio – Escola Básica de Lousada Este e de 23 a 28 de Maio – EBS Dr. Mário Fonseca.

Segundo nota que nos foi enviada, a exposição, já patente em centenas de cidades em todo mundo, é constituída por mais de 200 fotografias pessoais do arquivo da família Frank, assim como por excertos do famoso Diário de Anne Frank. Utilizando 34 painéis educativos conta-se a história de Anne através de uma linha temporal situando-se, por um lado, a História da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto e, por outro, a vida pessoal de Anne Frank. A exposição narra a história de como a família Frank foge para Holanda deixando para trás a Alemanha Nazi e de como foi obrigada a esconder-se durante cerca de dois anos num “anexo secreto”, nas traseiras de um edifício de escritórios. Conta ainda o momento da traição que os conduz aos campos de concentração e à morte. Desta forma os visitantes conseguem construir uma visão geral de como a história pessoal se relaciona com os eventos ocorridos a nível mundial.

Refira-se que a exposição é um instrumento educativo que tem o objetivo de manter viva a memória de Anne Frank (cujo diário continua a ser um símbolo das vítimas de todas as formas de discriminação e opressão) e de informar sobre o regime Nazi. Os painéis que a compõem foram concebidos para estimular o pensamento crítico sobre as semelhanças entre eventos do passado e acontecimentos no mundo atual, fomentando a reflexão sobre conceitos como liberdade, respeito mútuo, direitos humanos e democracia. Através da influência que a história de Anne Frank e o seu diário têm, ainda hoje, pretende-se desafiar o preconceito e reduzir o ódio, inspirando e incentivando a escolha de atitudes empáticas, compassivas e de respeito pelos outros. Acrescenta-se a consciencialização acerca da necessidade urgente de uma cidadania participativa em que cada indivíduo esteja informado e comprometido com o esforço conjunto da criação de sociedades plurais e democráticas. É neste sentido que serão desenvolvidas atividades pedagógicas com a comunidade escolar, nomeadamente a formação de alunos Guia Anne Frank que farão as visitas guiadas aos colegas e professores, bem como à comunidade lousadense através das visitas agendadas para todos os sábados do mês de Maio.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!