O município de Valongo vai acolher mais de meia centena de ucranianos, na sequência do acordo entre o Governo da República, através da Segurança Social, e a Diocese do Porto, por intermédio da Obra Diocesana, que vai permitir acolher estes deslocados da guerra, na sequência da invasão do país pela Rússia.
A autarquia valonguense destaca, em nota informativa, que os “refugiados ucranianos ficarão em Ermesinde, nas instalações onde funcionou o Centro Distrital de Retaguarda para doentes com covid-19 (Pavilhão 4 do Seminário do Bom Pastor), com apoio dos municípios de Gondomar e de Valongo”.
O referido espaço de apoio à luta contra a covid-19 já foi desmontado pelos serviços do município.
O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, reiterou que o executivo municipal e a comunidade local estão solidários com a causa do povo ucraniano.
“Estamos totalmente solidários com o povo ucraniano. Vamos dar todo o apoio possível aos refugiados da Ucrânia nesta e nas restantes estruturas que estão a ser organizadas no concelho, tanto ao nível de acolhimento, como de envio de ajuda humanitária”, frisou.