A Câmara Municipal de Valongo adquiriu, esta terça-feira, o edifício do antigo Cinema de Ermesinde, sendo objetivo da autarquia transformar este espaço num polo cultural.
A autarquia destaca, em comunicado, que o imóvel estava devoluto desde os anos 90, tendo sido comprado ao Centro Social de Ermesinde por 475.000 euros.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, destacou que este é um edifício que faz parte faz parte da identidade cultural e da memória coletiva de Ermesinde.
“Finalmente conseguimos adquirir este edifício que faz parte da identidade cultural e da memória coletiva de Ermesinde, devolvendo assim à cidade um dos seus primeiros e principais polos culturais. Agora já podemos avançar com o projeto de reabilitação como equipamento cultural ao serviço da cidade e do município”, disse, no ato da escritura pública de compra e venda, onde também marcou presença o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado.
“O mais difícil está feito. O projeto já está a ser desenvolvido e temos esperança de que se inicie em breve o processo de recuperação deste património cultural, para que seja novamente colocado ao serviço de toda a comunidade”, concluiu o autarca, referindo que será um equipamento inclusivo aberto às artes, designadamente performativas, plásticas e circenses.