Procurar
Publicidade

Festival Inventa com apresentação de um projeto de música em comunidade e um novo ciclo de programação dedicado ao circo contemporâneo

Orquestra (feita de) Energia que ‘conjuga o verbo incluir’ apresenta-se em Amarante no próximo sábado…

No próximo sábado, dia 5 de março, o festival Inventa apresenta o projeto Música em Comunidade. Trata-se do concerto da Orquestra Energia de Amarante – um coletivo musical formado por alunos do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, com direção artística do CCA – Centro Cultural de Amarante –, em que a tónica, o mote, é a integração de crianças e jovens oriundos de contextos sociais e económicos vulneráveis, dando-lhes acesso a formação musical e incentivando o sucesso académico, combatendo o abandono escolar e despertando os participantes para a construção dos seus projetos de vida. O espectáculo vai realizar-se pelas 21h30, no Centro Cultural de Amarante. É o menu programático do Inventa a traduzir a aposta nas ações inclusivas. O acesso ao espectáculo, tal como é apanágio na globalidade de programação do Inventa, é gratuito.

Fotografia: Festival Inventa

O festival Inventa é como o princípio de Lavoisier, “aqui também nada se perde e apenas se transforma num novo ciclo”, tal como acontece com a natureza. Por assim dizer, a música dará lugar ao circo contemporâneo. Esta última disciplina artística vai conquistar o território do Douro, Tâmega e Sousa a partir do dia 12 de março.

 O Ciclo de Circo Contemporâneo no Património, que contempla um programa de dimensão internacional, será portador de companhias oriundas de Espanha e de França, para além de artistas e estruturas portuguesas. Daremos nota na íntegra do programa e detalhes em próxima nota de imprensa. Fica, no entanto, ‘o aperitivo’ para a abertura, no dia 12, que conta com a presença de um acrobata aéreo de nomeada: Daniel Seabra, o jovem artista com fortes ligações a Paços de Ferreira, que é já uma referência na área e tem deixado pegada por onde passa (apesar de trabalhar muito com os pés no ar), apresentará “Por um fio” em Celorico de Basto, no Castelo de Arnoia, às 16h00, e apresentará o mesmo espetáculo em Paredes, no dia seguinte, domingo, dia 13, à mesma hora, mais precisamente no Mosteiro de Cête.

A prestigiada companhia de Yann Lheureux, sediada em Montpellier, França, estará também no Inventa, nesse mesmo dia de abertura (12), no Mosteiro de Vila do Bispo, em Marco de Canaveses, pelas 16h00, com “Flagrant Délire”. No dia seguinte, a apresentação do espetáculo da estrutura gaulesa decorrerá em Paços de Ferreira, no Mosteiro de Ferreira, também às 16h00.

O Ciclo de Circo Contemporâneo no Património contará ainda com as companhias espanholas Aimar & Cia, Hotel Locandi e Circ Pànic, bem como com a presença nacional da conhecida Erva Daninha e de Rui Paixão, um artista cujo trabalho se desenvolve no registo clown contemporâneo com expressão privilegiada no espaço público.

O festival Inventa disponibiliza ainda no domínio da respetiva programação em 2022, para além do já referenciado Ciclo de Circo Contemporâneo no Património, que decorrerá ao longo de março, o Ciclo de Performance Visual Musicada, em abril, e ainda o Projeto Comunitário Intermunicipal: A Festa, em maio. 

Fotografia: Festival Inventa

Convém relembrar, antes de mais, até para se perceber o alcance, que o Inventa se desenvolve numa área geográfica correspondente a 14 municípios, potenciando o desenvolvimento de uma rede de programação ampla, dispersa e inclusiva, num território com uma população de aproximadamente 543.000 habitantes que inclui os seguintes concelhos: Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Mondim de Basto, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

O Inventa é um projeto promovido no âmbito da operação Cultura em Rede – Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade