Apesar dos constrangimentos ainda em vigor, devido à crise sanitária que ainda persiste, na região foram vários os municípios e coletividades que não deixaram passar esta data despercebida, ainda que com várias restrições.
Em Paredes, a Câmara Municipal de Paredes decorou os edifícios da Casa da Cultura, da Biblioteca Municipal e do Quiosque com máscaras de Carnaval para assinalar a efeméride.
A autarquia paredense salienta, na sua página oficial, que a “ação foi levada a cabo em colaboração com o projeto do município “Amigos da Cultura”.
Em Paços de Ferreira, no âmbito da Rede Social, a câmara municipal em articulação com as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) voltaram a realizar o Carnaval Sénior.
A autarquia pacense declara, na sua página oficial, que este ano, devido à situação pandémica a “atividade realizou-se em moldes diferentes do habitual”, salientando que em vez do tradicional desfile pelas ruas da cidade de Paços de Ferreira, cada IPSS dinamizou esta atividade nas suas instalações.
A ação contou com a participação da “Associação Paços 2000, Centro de Convívio Eiriz; Centro de Convivo de Modelos; Centro Comunitário de Seroa; Centro Social e Paroquial de Arreigada; Centro Social e Paroquial de Carvalhosa; Centro Social e Paroquial de Ferreira”.
Participaram, ainda, nesta atividade “Centro Social e Paroquial de Figueiró; Centro Social e Paroquial de Frazão; o Centro Social e Paroquial de Freamunde; o Centro Social da Paróquia de Penamaior; o Centro Social e Paroquial de Raimonda; o Centro Social e Paroquial de Sanfins de Ferreira; Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Freamunde | Lar André Almeida e a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira”.
A Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso e o ProSénior | Universidade Sénior participaram igualmente no Carnaval Sénior.
Em Castelo de Paiva, Pedorido voltou a comemorar esta tradição com um desfile, organizado pelo Grupo de Dinamização e Cultura de Pedorido.
A autarquia destaca que esta “reedição ficou mais uma vez marcada pelo fantástico desfile, pelo enterro do entrudo, da Leitura do Responso aos fiéis e música ao vivo, num ambiente decorado de muita criatividade e alegria”.
A Felgueiras, a autarquia municipal assinalou esta data com a atividade ”O Carnaval do Bolinha”, numa iniciativa direcionada para as “famílias e crianças”, numa aventura que passou pela “leitura de histórias infantis em família”.
“Vem ler pra sonhar” contempla o conto de histórias online, em formato de vídeo, com tradução em língua gestual e será publicada uma vez por semana”, refere o município que salienta que o objetivo desta atividade passa por “partilhar histórias repletas de magia, dar a conhecer personagens surpreendentes, que nos reportam para mundos imaginários e coloridos que apelam à criatividade e nos trazem mensagens encantadoras que nos permitem aprender e sonhar, sonhar, sonhar…”
O município felgueirense declara que com esta atividade pretende “proporcionar momentos mágicos, divertidos e ternurentos em família, no aconchego do seu lar, incrementar a equidade e a igualdade de oportunidades no acesso à literatura infantil, promovendo hábitos de leitura em família e, contribuir para o desenvolvimento da Literacia Emergente, de forma consistente e inclusiva”.
“Vem ler pra sonhar” é uma atividade complementar ao Programa de Promoção da Consciência Fonológica e Consciência Lexical Pré-escolar – “Hoje, pra leres amanhã”, que está a ser implementado em todos os Jardins de Infância da rede pública da Educação Pré-escolar do Município de Felgueiras, no âmbito do IGEA Educa Felgueiras 21-23 | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar”, acrescenta a autarquia.
Em Cinfães o auditório municipal foi palco no dia 27 de fevereiro, de um concerto de Carnaval, que esteve a cargo da Banda Filarmónica de Santo António de Piães.
Em Baião, a autarquia não quis deixar a data passar despercebida, tendo convidado os munícipes a fazer “uma máscara em casa, seguindo os conselhos das professoras de artes visuais no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Ana Isabel Castro e Joana Oliveira”.
Já em Penafiel, a vila de Abragão assinalou, no dia 27 de fevereiro, a efeméride com uma concentração junto à capela da Nossa Senhora da Saúde, prosseguindo em cortejo até ao pavilhão gimnodesportivo, onde realizou a festa com as associações.
Já esta terça-feira, dia 1 de março, a junta de freguesia anunciou que iria prosseguir a celebração do Carnaval com muita animação.