O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Penafiel, deteve um homem de 44 anos por violência doméstica, no concelho de Penafiel.
No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o agressor cometia atos violentos verbais, físicos e psicológicos à sua companheira de 39 anos, com a qual vivia em união de facto há mais de dez anos.
Nos últimos meses, o escalar dos episódios de violência obrigaram a vítima a abandonar a residência. Após diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção.
O detido, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, foi presente a primeiro interrogatório judicial no dia 29 de março, no Tribunal Judicial de Penafiel.
Foram-lhe aplicadas as medidas de coação de proibição de permanência ou aproximação da habitação da vítima e do seu local de trabalho, num raio de 500 metros, mais proibição de contacto com a vítima por qualquer forma que seja, controlado por pulseira eletrónica.