O município de Paredes está de regresso à Bolsa de Turismo de Lisboa 2022 (BTL), certame que se realiza de 16 a 20 de março na FIL, em Lisboa, integrando o stand da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, no Pav. 1 – Stand 1C03.
Naquela que é a maior mostra do setor a nível nacional, que decorre durante cinco dias, Paredes vai realizar várias sessões de divulgação e ações de promoção gastronómicas e culturais.
A autarquia paredense destaca, em nota informativa, que no dia 16 de março, pelas 14h30, será apresentado o livro “Artes em Madeira de Paredes: Alma, Esforço e Engenho”, com os visitantes a terem oportunidade de ver dois artesãos a trabalhar na arte da madeira e uma performance das mulheres móveis que irão deambular pelos corredores da BTL com os seus carregos.
“O movimento deverá ser lento e coreografado, demonstrando o enorme esforço de quem carregava móveis à cabeça”, lê-se na nota informática que reforça que nesta ação será, ainda, lançado o “Festival de Artes em Madeira de Paredes que visa homenagear e enaltecer o trabalho dos “Mestres de Paredes” que marcaram a identidade deste Concelho, principal produtor e exportador de mobiliário português”.
No dia 17 de março, pelas 11h30, o stand do município conta com a ação “O tremoço à mesa”.
“Em Paredes este produto tem fortes referências e tradições locais. Assim, convidaram-se os restaurantes locais a desenvolver menus com esta iguaria”, acrescenta o município que declara que a “ação está a cargo do restaurante Cozinha do Românico num espaço de show cooking”.
No dia 19 de março, pelas 15h00, Paredes apresenta um “concerto falado pela atriz Ângela Marques e pelo músico Aires Montenegro sobre a lenda “A Senhora do Salto”. A
“A acompanhar este momento teremos um construtor de Nyckelharpa de Paredes a fazer uma demonstração da sua arte”, refere o comunicado que nos foi endereçado que acrescenta que no âmbito da BTL está, também, prevista “uma exposição de mobiliário, uma escultura do artista Carlos Ferreira e uma Nyckelharpa”.
Citado em comunicado, Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, destaca que a “estratégia do município para atrair mais visitantes ao território passa por apresentar uma identidade própria, mostrar as nossas potencialidades, tradições e divulgar os principais eventos que nos ajudam a dinamizar o concelho”.
Segundo o autarca, a presença na BTL será marcada, este ano, pela apresentação do livro “Artes em Madeira de Paredes: Alma, Esforço e Engenho”.
“A indústria de mobiliário é, sem dúvida, a grande marca identitária e diferenciadora do Concelho de Paredes, Paredes é o maior centro produtor de mobiliário do país, quisemos homenagear paredenses que nos orgulham, pois não podemos deixar esquecer uma memória coletiva ligada ao mobiliário, como são as artes e os artífices em madeira, que com a sua paixão, determinação, resiliência e coragem deram o grande impulso à história da maior indústria do Concelho”, afirma o chefe do executivo.