O município de Paredes apoia a ação humanitária de transporte de refugiados ucranianos para Portugal, tendo disponibilizado três autocarros que partiram hoje de manhã, às 9h00, do Parque José Guilherme, em Paredes, com destino à fronteira da Ucrânia com a Polónia.
A autarquia paredense destaca, em nota informativa, que em conjunto com alguns parceiros locais, inicia, precisamente, este sábado, uma ação humanitária para o transporte de 21 refugiados ucranianos, “designadamente mulheres, crianças e jovens, para Portugal”, sendo que dos 21 refugiados, três são uma família que tem como destino o concelho de Paredes, uma vez que têm familiares residentes no concelho.
A câmara esclarece que destinou uma verba para suportar os custos do combustível e portagens de três viaturas que terão como destino a fronteira da Ucrânia com a Polónia.
“A iniciativa é realizada em parceria com a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Joaquim Araújo, a Hexágono – Associação dos Antigos Alunos da Escola Secundária de Paredes, a Associação de Estudantes da Escola Secundária de Paredes, a Sixt, a penCreative, e com o apoio de vários supermercados locais, Mota Reis Supermercado, Supermercados Europa e Supermercados Euro”, lê-se na mesma nota informativa que nos foi endereçada que reforça que o Grupo “JAP disponibilizou três viaturas de nove lugares, conduzidas por voluntários, entre os quais uma tradutora e um jornalista”.
Recorde-se que o Município criou uma “Linha Direta (255 788 931) para o apoio a refugiados da Ucrânia no que diz respeito à oferta de alojamento temporário, à doação de bens alimentares e a ofertas de emprego”.
“Esta ação de apoio à Ucrânia está concertada e planeada com o Alto Comissariado para as Migrações, com quem o Município tem vindo a articular no âmbito da Ajuda Humanitária disponibilizada pelo nosso país à Ucrânia”, acrescenta o município.
A saída dos voluntários contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, e da vereadora de Ação Social, Beatriz Meireles.