Foi constituída, esta segunda-feira, a CT Confraria do Tremoço, a primeira confraria do concelho de Paredes e a única do país com a valorização desta leguminosa.
Associação do Comércio e Indústria de Paredes (ACIP) destaca, em nota informativa, que a “CT Confraria do Tremoço tem como principal objetivo a divulgação, investigação, a preservação, valorização e defesa cultural e gastronómica do Tremoço”.
A associação reforça que a confraria tem, também, como propósitos contribuir “para o incremento do processo económico inerente à sua produção e comercialização, assim como de todas as manifestações de natureza paisagística e ambiental, etnográfica, folclórica e cultural”.
“ O tremoço é um dos produtos que caracterizam e identificam muito os paredenses, nesse sentido é importante a sede ser no concelho de Paredes, a área de atuação social da confraria estender-se-á a todo o território nacional, podendo constituir intercâmbios com confederações e confrarias gastronómicas nacionais e estrangeiras entre outras entidades”, lê-se na mesma nota informativa.
A ACIP reforça que é fundadora desta nova associação, cumprindo assim um dos principais objetivos do seu plano de atividades.
Citada em comunicado, Cecília Mendes, presidente da Direção da ACIP Paredes destaca que “a luta e a perseverança são atributos que identificam a nossa associação. Portanto, a confraria do tremoço é o esplendor do resultado da nossa persistência e da confiança dos nossos associados e pelo esforço de todos os órgãos sociais da ACIP Paredes. E porque pensamos no melhor para o nosso concelho futuramente poderemos dar a conhecer a todo o território nacional e quiçá internacional, a magia que se pode fazer com apenas uma iguaria que é o tremoço. Seguimos juntos!” afirma.