Decorreu, no final da tarde desta segunda-feira, a apresentação da primeira edição do Paredes MOTOEXPO 2022. Estiveram presentes o vereador com o pelouro do desporto, da Câmara de Paredes, Renato Almeida, os organizadores Miguel Araújo e Carlos Pereira e alguns dos pilotos que irão marcar presença neste evento, tais como Pedro Bianchi Prata, Rita Vieira, Gonçalo Ribeiro e André Pires.
O Pavilhão Multiusos de Paredes recebe, nos dias 25, 26 e 27 de março, o Paredes MotoExpo 2022, evento que tem como objetivo dar a conhecer a toda a comunidade as várias vertentes do motociclismo.
A iniciativa tem, também, como objetivos contribuir para a dinamização da modalidade na região do Vale do Sousa e em todo o país.
A autarquia paredense destaca, em nota informativa, que o evento contará com a presença de pilotos, de construtores, de equipamentos, acessórios, personalidades, passatempos e sessões de autógrafos.
Além de Pedro Bianchi Prata, o evento irá integrar uma vasta lista de pilotos como Rita Vieira, Gonçalo Ribeiro, Carlos Pereira e André Pires, entre outras.
Segundo a organização esta iniciativa irá “estimular os visitantes para a prática do motociclismo, criar aproximação do público com os nossos pilotos para estes se sentirem mais estimulados e apoiados, estabelecer parceria com as empresas do concelho, e, principalmente, estabelecer uma marca “Paredes MotoExpo” que tem como objetivo demonstrar que a Região do Vale do Sousa é uma referência no mercado e na competição e que quer no futuro dar ao motociclismo o mediatismo e retorno que merece”.
O vereador do Desporto da Câmara de Paredes, Renato Almeida, assumiu que as expetativas são elevadas, sendo que a organização estima que passem pelo pavilhão cerca de 20 mil pessoas.
O autarca realçou, ainda, que este evento terá um impacto significativo em vários setores e atividades da economia do concelho, nomeadamente, na gastronomia, com vários visitantes a acorrerem ao território, também, para privarem com pilotos de renome na área do desporto motorizado, ficando a conhecer o universo dos fabricantes, das marcas e outras novidades.
Pedro Bianchi Prata, que participou recentemente no Rally´s Dakar, mostrou-se, igualmente, expetante quanto ao sucesso deste evento, organizado pela Macarp e a Hellofoto e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Paredes.
“É bom dar a conhecer ao púbico o que é o desporto motorizado. Será também uma oportunidade para os aficionados e os amantes do desporto motorizado conhecer melhor as marcas, os pilotos, os fabricantes e todos os agentes e atores que integram este universo ”, expressou, parabenizando a autarquia paredense pela realização deste MotoExpo 2022.
“Para mim será importante explicar o que é a navegação, mostrar a minha moto, estar em contacto com o público”, referiu.
A piloto Rita Vieira concordou que estes eventos são uma mais-valia quer para os pilotos, s fabricantes, os patrocinadores e para as próprias marcas.
“Dentro do motociclismo há muitas modalidades, todas elas diferentes e é importante mostrar essas diferenças. As motos representa um mundo grande, diversificado e que incluiu também o mundo feminino”, avançou, reconhecendo que este evento permite também contactar mais de perto com o público, elucidar dúvidas e trocar impressões.
Miguel Araújo, da organização, assumiu estar confiante que esta primeira edição vai ser um sucesso, permitir o contacto com nomes de renome deste desporto, num encontro que se pretende seja intergeracional, com os pilotos mais experientes a terem a oportunidade de privar com os mais novos, numa verdadeira troca de experiências.
“Efetivamente as expetativas estão muito altas, este é uma iniciativa que vai ser a rampa de lançamento para futuros eventos, Vamos ter pilotos que ganharam muitos títulos e jovens, com várias escolas ligadas ao desporto motorizado. Estão reunidas todas as condições para ter um grande evento. Queremos juntar o mundo da competição, com os patrocinadores, o convívio, projetando a economia e captar novos valores para a prática do motociclismo e quem sabe se, no futuro, não iremos ter mais campeões no Vale do Sousa”, acrescentou.
A apresentação oficial do evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, do vereador do Desporto, Renato Almeida, e dos pilotos Carlos Pereira, Pedro Bianchi Prata, André Pires, Rita Vieira e Gonçalo Ribeiro.
Palmarés dos pilotos:
Piloto Pedro Bianchi Prata
31 Anos de experiência
Duas vezes campeão do Mundo de Enduro
Cinco vezes Campeão da Europa
Oito vezes campeão Naciona
11 Participações no Rally´s Dakar
10 participações nos Six Days Enduro Internacional
Piloto Rita Vieira
Campeã do Mundo de Bajas Feminina e Júnior 2014
Campeã do Mundo de Bajas Feminina 2015
Campeã Nacional de Enduro classe Senhoras 2015
Campeã Nacional de Trial classe Consagrados 2016
Campeã Nacional de Enduro classe Senhoras 2016
Representante da Seleção Portuguesa no Trial das Nações 2017
Representante da Seleção Portuguesa nos Six days of Enduro 2017
Representante da Seleção Portuguesa no Trial das Nações 2018
Representante da Seleção Portuguesa nos Six days of Enduro 2018
Campeã Nacional de Trial classe Consagrados 2019
Representante da Seleção Portuguesa no Trial das Nações 2019
Representante da Seleção Portuguesa nos Six days of Enduro 2019
Piloto Gonçalo Ribeiro
Vice-Campeão Nacional CNV Moto 85 GP/ Moto4 2016
Vice-Campeão Nacional CNV Moto 85GP/ Moto4 2017
Participação no ESBK 85 GP/ Moto4 e Vice-Campeão Nacional CNV Moto 85 GP/ Moto4 2018
Participação ESBK 85GP/ Moto4 e Vice-Campeão Nacional Prá Moto3, Campeão Nacional CNV Moto 85 GP/ Moto4 2019
Campeão Nacional CNV Moto Pre Moto3, 12º Classificado ESBK Pre Moto3 2020
Paricipação no Hawkers European Talent Cup, Campeão Nacional CNV Moto Pre Moto 3 2021
Piloto Carlos Pereira
Participação no Campeonato Nacional de Superbikes 2015
Participação no Campeonato Nacional de Superbikes 10º Classificado 2016
Participação no Campeonato Nacional de Superbikes 14º Classificado 2017
Participação no Campeonato Nacional de Supersport 3º Classificado 2018
Participação no Campeonato Nacional de Superbikes 11º Classificado 2019
Participação no Campeonato Nacional de Superbikes 8º Classificado 202
Participação no Campeonato Nacional de Superbikes 7º Classificado 2021
Piloto André Pires
Piloto Avintia Esponsorama no Mundial de Moto E 2020
Sete participações MacauGP
TT Isle of Man 2016
Campeão SuperBikes 2014
Campeão SuperSport 2012
Campeão 125GP 2011