A proposta preliminar da revisão do Plano Diretor Municipal de Paços de Ferreira foi entregue na CCDR-N, aguardando-se agora o agendamento da primeira reunião da Comissão Consultiva.
Este dia marca o final da primeira etapa de trabalho técnico e de vontade política em resolver os impasses no que toca ao desenvolvimento do concelho, investimento e à vida diária dos pacenses.
É esperado que, no próximo trimestre, uma equipa técnica da Câmara Municipal de Paços de Ferreira leve o documento a todas as freguesias, em sessões abertas à população e aos investidores, com um ênfase na participação do público.
Especificamente, esta revisão do PDM pretende estar aberta aos jovens, para que estes possam dar o seu parecer sobre a criação de empregos, transformações tecnológicas, económicas e sociais e a sustentabilidade, entre outros temas.
Acima de tudo, o documento será um instrumento facilitador de investimento, que potencia os recursos naturais e os devolve aos cidadãos pacenses, de forma sustentável e a investir nas gerações futuras da região.
Para além disso, o novo PDM procurará alcançar as notas previstas no Acordo de Paris, que visa atingir a neutralidade carbónica em 2050, reduzindo progressivamente as emissões de dióxido de carbono.