Procurar
Publicidade

Nuvens de poeira vindas do Norte de África estão atravessar os céus de Portugal continental

Nuvens de poeira vindas do Norte de África estão atravessar os céus de Portugal continental

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adverte poeira vindo do Norte de África estão a atravessar os céus de Portugal continental.

Em comunicado, o IPMA afirma que o rumo das poeiras deve-se a “um fluxo de sul induzido pela depressão Célia” e aponta a “alteração da cor do céu” como o efeito mais visível.

O iPMA, na sua publicação oficial, confirma que stá a ocorrer o “transporte de poeiras sobre o território continental devido a um fluxo de sul induzido pela depressão Célia”, salientando que as “poeiras em suspensão oriundas do norte de África atingiram a Península Ibérica prevendo-se que persistam até ao fim do dia 17, quinta-feira”.

Fotografia: Serviço Municipal de Proteção Civil do Marco de Canaveses

O IPMA reforça que “os efeitos mais visíveis são a alteração da cor do céu visto que as poeiras estão normalmente acima da superfície embora dependendo da sua concentração possam atingir níveis mais baixos com implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde”, acrescentado que “sstas partículas de poeira, que originam o fenómeno conhecido por “Chuva de Lama”, podem causar problemas respiratórias e/ou alergias”.

O iPMA remete, ainda, para as indicações da Direção-Geral de Saúde que recomenda à população que evite “esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco ou o contacto com produtos irritantes”, sustentando que é “aconselhado a grupos específicos, como crianças, idosos, doentes com  problemas respiratórios crónicos e doentes do foro cardiovascular, que, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, permaneçam no interior dos edifícios com as janelas fechadas”.

De acordo com a DGS, “os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso;”.

Ainda de acordo com IPMA, também é possível ocorrer a “deposição das poeiras através da precipitação, esta situação é mais provável na região Sul nos dias 15 e 16 de março”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade