EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

Cadeia de supermercados Mercadona apresenta os resultados anuais de 2021

A cadeia de supermercados físicos e de venda online, Mercadona, aumentou em 2021 as suas vendas em superfície constante por 3.3%, para os 27.819 milhões de euros. Deste total, 415 milhões correspondem às vendas das suas 29 lojas em Portugal, onde alcançou uma quota de mercado de 3%, após dois anos de presença.

Nos últimos 12 meses, a empresa enfrentou um contexto económico e social complexo, no qual teve de gerir as restrições devido à pandemia com um elevado aumento dos custos no que toca as matérias-primas, transportes e preços industriais.

Apesar de tudo, a Mercadona decidiu não impingir nos seus clientes a totalidade dos aumentos, o que gerou um impacto negativo de 100 milhões de euros nas margens operacionais – uma redução de 6% do lucro líquido, que em 2021 foi de 680 milhões de Euros.

Em Portugal deu-se a abertura de mais 9 lojas em 2021, totalizando 29, com um volume de vendas de 415 milhões de euros. Além disso, finalizou o ano com uma equipa de 2500 colaboradores e um investimento de 110 milhões de euros. A previsão para 2022 é abrir mais 10 lojas em Portugal, com o objetivo de continuar o projeto de expansão no país.

No que toca ao impacto ambiental, a Mercadona investiu mais de 49 milhões de euros em diferentes iniciativas que contribuem para um impacto mais positivo e sustentável nas suas ações, como a Estratégia 6.25 – um plano de investimento de 140 milhões de euros até 2025 com o objetivo de reduzir o plástico não-reutilizável utilizado pela cadeia de supermercados.

Para além disso, a cadeia de supermercados conseguiu reduzir a pegada de carbono, introduzir novas medidas sustentáveis como a renova da frota com combustíveis alternativos e a incorporação de painéis solares em algumas das instalações.

Em termos de expansões, a Mercadona prevê investir um total de 1.100 milhões de euros em 2022 para continuar o plano estratégico de transformação, com a abertura de 68 novos supermercados na península ibérica, a remodelação de 43 supermercados para os adequar ao Modelo da Loja Eficiente e a criação de mais de mil postos de trabalho estáveis em 2022.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade