O município de Marco de Canaveses manifestou junto das autoridades competentes, disponibilidade para receber, acolher e integrar cidadãos ucranianos.
A informação é avançada pela própria autarquia, na sua publicação oficial, que destaca que esta “ação contempla a articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através do já ativado Mecanismo de Proteção Civil Europeu no apoio aos refugiados”.
O município reforça que este apoio acontecerá, sob “coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil” e conta com a colaboração de vários parceiros da sociedade civil que já manifestaram a intenção nesta parceria”.
O município disponibilizará apoio no acesso à “habitação, e apoio na integração das famílias nos vários domínios, nomeadamente na área da educação e saúde”.
A autarquia afirma, ainda, estar disponível para, “em estreita colaboração com a sociedade civil, juntas de freguesia e IPSSs e entidades governamentais, colaborar na ajuda humanitária, nomeadamente em projetos que visem ajudar o povo ucraniano”.