Iniciou, esta manhã, a tomada de posse dos deputados da Assembleia da República, naquela que é a primeira reunião plenária da XV Legislatura, conforme deliberado na reunião da Conferência de Líderes de 22 de março.
Decorre também, esta terça-feira, o processo de acolhimento aos deputados eleitos a 30 de janeiro, com o objetivo de “preparar o início do exercício de funções na XV Legislatura e, simultaneamente, tornar mais fácil e rápido o preenchimento de diversos documentos”.
A Assembleia da República realça, no seu site oficial, que “após a publicação dos resultados das eleições legislativas de 30 de janeiro, é marcada a primeira reunião da Assembleia da República, iniciando-se a XV Legislatura”.
Ao início da tarde, a Assembleia da República irá proceder à eleição do presidente do Parlamento.
Na abertura da atividade parlamentar, os “deputados munidos do cartão do cidadão, dirigem-se ao Salão Nobre do Palácio de São Bento, onde funciona um local de acolhimento e de informação e onde se procede à recolha dos dados necessários à emissão do cartão de deputado e ao preenchimento de formulários”.
Refira-se que nas eleições legislativas de 30 de janeiro, o PS foi o partido mais votado, com 41,37% dos votos, tendo eleito 120 deputados, o PSD surge como segunda força política mais votada, com 27,67% e 72 deputados, sendo que o Chega surge como terceira força política mais sufragada pelos portugueses, com 7,18% e com 12 deputados.
O Iniciativa Liberal obteve, no último escrutínio, 4,91%, com oito deputados, o Bloco de Esquerda, 4,40 %, com cinco deputados, seguindo-se o PCP-PEV, com 4,40 % e seis deputados eleitos.
Refira-se que o CDS-PP obteve apenas 1,60 %, não tendo eleito qualquer deputado.