O presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, agradeceu a colaboração da comunidade local no apoio aos 27 cidadãos ucranianos que estão em Lousada, contribuindo com bens, com alojamento e ofertas de emprego.
“O município de Lousada agradece aos munícipes do concelho que se juntaram à comunidade ucraniana e que, com um enorme sentido de solidariedade, contribuíram com bens, com alojamento e ofertas de emprego, ajudando quem mais precisa neste período de conflito humanitário”, escreveu o chefe do executivo municipal na sua publicação oficial online, salientando que até ao momento, a autarquia registou 27 pessoas vindas da Ucrânia para o concelho em condições muito díspares.
O autarca reforça, na mesma publicação, que a maioria dos cidadãos ucranianos são “mulheres e crianças, com um profundo sentimento de perda, do que e de quem deixaram para trás…”
O responsável pelo executivo municipal avança, ainda, que a autarquia irá continuar a apoiar os deslocados da guerra na Ucrânia, em diferentes domínios, contribuindo, assim, para a sua mais fácil integração.
“Sabe-se que a vontade imediata de ajudar é muita, mas é necessário gerir esta situação cautelosamente para que haja uma integração efetiva destas pessoas”, frisou, sublinhando que o município irá fomentar, a curto prazo, uma “campanha de recolha de alimentos para enviar para a Ucrânia”.
“Quando a língua não é a mesma, os abraços explicam tudo! Um abraço fraterno à comunidade que vive no concelho; a quem, devido à guerra, perdeu familiares e amigos, bens e habitações e foi obrigado a sair do próprio país! Obrigado a todos pelos atos solidários”, acrescenta na sua publicação.