O município de Lousada é um dos municípios em Portugal que se juntou à onda de solidariedade em prol dos refugiados e da comunidade ucraniana assolada pela guerra, na sequência da invasão do país pela Rússia.
A autarquia lousadense destaca, na sua publicação oficial online, que está disponível para acolher famílias ucranianas que quiserem vir para o concelho.
“No seguimento das diversas iniciativas solidárias que estão a ser feitas um pouco por todo o país, informamos que estamos em contacto com a Embaixada da Ucrânia e o Consulado no Porto, tendo na semana passada sinalizado a disponibilidade do Município de Lousada em colaborar e receber famílias no nosso concelho”, refere o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado que confirma que a “imediata de ajudar é muita, mas é cauteloso gerir esta situação para que no futuro seja possível continuar a fornecer ajuda”.
“Face ao que já fomos informados, o volume de bens de primeira necessidade recolhidos é bastante alto, tendo sido recusado por alguns pontos de recolha a entrega de roupa, dado que já conseguiram angariar um volume bastante acentuado e não existir mais capacidade, pelo menos, de momento. Sabe-se que a vontade imediata de ajudar é muita, mas é cauteloso gerir esta situação para que no futuro seja possível continuar a fornecer ajuda”, disse.
O chefe do executivo municipal lousadense avança que o município enviou, entretanto, um “conjunto de Kits de primeiros socorros, juntamente com outros contributos de diversas instituições/empresas locais”.
“Caso o conflito se mantenha, esta população irá precisar de toda a nossa ajuda, não só nesta primeira fase mas também ao longo do tempo, pelo que é necessário mantermo-nos disponíveis para futuro. Obrigado a todos pelos atos solidários”, acrescenta.