A Biblioteca de Lousada acolheu, no dia 25 de fevereiro, a apresentação da Lucanus – Revista de Ambiente e Sociedade, projeto que integra nove artigos científicos, num volume com mais de 220 páginas.
Citado em comunicado, o vereador do Ambiente, Manuel Nunes, destacou que “a Lucanus surgiu para divulgar artigos de âmbito acional, mas esta edição conta com um artigo de âmbito internacional”.
Já o Prof. Doutor Carlos Fonseca, do Departamento de Biologia e Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, recordou que o município teve a ousadia de colocar uma obra desta qualidade em papel”.
“ Deixa-me muito feliz e orgulhoso que Lousada seja um exemplo de estratégia ambiental, da qual faço parte”, expressou.
João Carvalho, coordenador editorial da Lucanus, do Departamento de Biologia e Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro, um lousadense que tem estado a trabalhar a revista desde o primeiro número, referiu que são necessários cinco pilares para que a revista exista: “o apoio institucional por parte do município, o corpo editorial comprometido, os autores de excelência, os conteúdos atuais e relevantes e um público em número crescente e mais interessado”.
“Dos nove artigos que compõem a Lucanus, somente um é de âmbito local, sendo que os restantes ultrapassam a região e o país”, salientou João Carvalho.