Foram assinalados os 25 anos de Geminação entre Tulle e Lousada, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre.
O presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, começou por dar as boas-vindas à delegação de Tulle presente, afirmando que a data “confirma a importância de uma ligação antiga, na qual muitas pessoas de Lousada e de toda a região procuraram em Tulle a paz, liberdade e um futuro mais digno” do que o apresentado em Portugal durante a ditadura.
Pedro Machado aproveitou para homenagear os emigrante e a forma como estes se integraram, trabalharam e contribuíram para o desenvolvimento da cidade, nunca se esquecendo do seu passado português, mas servindo como modelo de inclusão e da cidadania ativa.
Foram ainda relembrados muitos dos nomes que iniciaram e desenvolveram o projeto, assim como os nomes dos vários presidentes, professores e dirigentes que ajudaram a manter a relação entre as duas cidades forte.
A representar a Câmara de Tulle esteve a Vice-Presidente Christine Deffontaine, que falou da amizade que une os dois municípios e da necessidade de uma Europa mais forte e humanista, que se reflita no fortalecimento dos povos.
Durante os dias que estiveram em Lousada tiveram a oportunidade de passar pelo Festival das Camélias, pelo Centro de Interpretação do Românico e visitar diversos locais do concelho.