Cerca de 200 atletas participaram na VI Corrida S. Silvestre de Lousada, uma iniciativa promovida pela Lousada Associação de Eventos Culturais (LADEC) que contou com o apoio da câmara municipal.
O vereador do desporto da Câmara de Lousada, António Augusto, fez um balanço positivo da prova, uma competição que já é uma referência no concelho e na região.
“O balanço é muito positivo, a organização foi irrepreensível e estava muito público a assistir, certamente os atletas presentes ficaram satisfeitos. Atletas e clubes de Lousada estiveram em destaque o que também nos deixa obviamente satisfeitos”, disse, salientando que a prova, este ano, contou com bastante menos atletas do que o habitual.
O autarca apontou esta redução do número de participantes com uma eventual “alteração de data, forçada pela pandemia e o facto alguns atletas ainda não se sentirem completamente seguros”, sustentando que a competição decorreu centro de Lousada com duas voltas de cinco quilómetros cada.
Apesar de tudo, o autarca confirmou que a Corrida S. Silvestre de Lousada é já uma prova conhecida pelos atletas e demais atores e agentes ligados ao atletismo.
“A LADEC, que organiza, está empenhada em fazer desta prova uma atividade âncora do seu plano anual de atividades. A pandemia tem afetado o número de inscritos em todas as provas, mas todos temos esperança que brevemente estas iniciativas voltem a ter o fulgor de outros tempos”, sustentou, sublinhando que “correr à noite em zonas urbanas é sempre agradável”.
“ Pena que esta prova não se tenha realizado com as iluminações da quadra natalícias, como habitualmente, que lhe dá sempre uma beleza adicional”, acrescentou.