A mais recente edição do Encontro de Pais, em Lousada, abordou a temática dos “Comportamentos aditivos derivados dos jogos online”.
Esta edição, a segunda referente ao ano letivo de 2021/2022, contou com a presença da Dra. Ivone Patrão, psicóloga clínica e da saúde, que afirmou existir “uma dependência emocional dos ecrãs” na vida moderna, chegando à conclusão de que “muitas vezes, é difícil chegar a um equilíbrio entre o online e o offline”.
Foi deixado ainda um desafio para que, no final, os presentes analisassem se a tecnologia controla as suas vidas ou se a audiência controla o seu uso da tecnologia.
Para além disso, a psicóloga mencionou que o tempo passado online pode ser um sinal de alerta para pedir ajuda, depois de mencionar alguns riscos relacionados com a utilização a mais da tecnologia, como obesidade, alterações do sono, desenvolvimento cognitivo, cyberbullying, entre outros.
A especialista referiu, no final, que se torna fundamental aos pais “conhecer o mundo digital das crianças, de modo a negociar com elas o acesso às tecnologias da informação e comunicação, ter supervisão sobre os conteúdos e tempo passado em frente aos ecrãs e estarem atualizados sobre o mundo online”.
O próximo evento do Encontro de Pais está agendado para dia 22 de abril, com o Dr. Rui Gomes, professor de psicologia na Universidade do Minho, que irá abordar o tema “Relações entre pais e filhos no desporto – a importância do desenvolvimento das crianças e jovens”.