O município de Lamego, em colaboração estreita com a Comunidade Intermunicipal do Douro, está a participar num grande movimento de solidariedade para com o povo ucraniano.
A autarquia destaca que esta ação de ajuda humanitária visa a “recolha de bens essenciais, medicamentos e material de primeiros socorros”, salientando que “nos últimos dias, o espírito solidário dos lamecenses tem aumentado, de forma significativa, os seus contributos para esta causa”.
O município recorda que as “sedes de juntas de freguesia, os Bombeiros Voluntários de Lamego e o Centro Multiusos são os locais onde estão a ser entregues neste momento os bens de primeira necessidade”.
A partir deste domingo, dia 6, todo o “processo logístico desenvolvido nos dezanove concelhos da CIM Douro será centralizado no Centro Multiusos de Lamego”.
“Neste local, os donativos serão selecionados, organizados e encaminhados, de acordo com as orientações da Embaixada da Ucrânia, para as principais fronteiras onde se verificam grandes fluxos de refugiados. Através do município de Lamego, muitos lamecenses também já se voluntariaram para ajudar neste processo”, acrescenta a nota informativa que no foi endereçada.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, mostrou-se satisfeito com a adesão a esta ação de solidariedade.
“Assistimos a uma tragédia de proporções inimagináveis e não podemos ficar de braços caídos. Esta autarquia e muitos lamecenses, tal como previa, estão a mobilizar-se e a dar uma resposta muito positiva a este apelo humanitário. Nas horas difíceis, sabemos que podemos contar com o altruísmo e a colaboração dos nossos cidadãos. A partir de domingo, vamos fazer chegar toda esta ajuda a quem mais precisa”, frisou.