O Município de Lamego levou a cabo, esta segunda-feira, uma ação de plantação de árvores autóctones, na Serra das Meadas, com o objetivo de assinalar o “Dia Internacional das Florestas”. O Presidente da Câmara, Francisco Lopes, acompanhou o processo de plantação de mais de 800 árvores, uma operação na qual participaram ativamente os alunos do 4º ano do Centro Escolar nº1.
Refira-se que as árvores foram oferecidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pela Quercus-Associação Nacional de Conservação da Natureza, no âmbito de uma candidatura ao projeto “Floresta Comum”.
Esta ação visou promover e divulgar a importância das árvores para a preservação da natureza e do meio ambiente e alertar para a importância da arborização e reflorestação da Serra das Meadas. As espécies autóctones plantadas foram o pinheiro-bravo, o carvalho, o freixo e a bétula, com a ajuda das equipas de sapadores florestais dos Bombeiros Voluntários de Lamego e da Ribaflor e dos serviços municipais da área do Ambiente.
A palestra “Floresta Segura” e a apresentação do programa “Arborizar 25” foram as outras iniciativas que assinalaram o “Dia Internacional das Florestas”. O plano “Arborizar 25” prevê a plantação de uma árvore por cada habitante do concelho, até 2025. Contemplará, por isso, a arborização de todo o concelho, num processo monitorizado através de uma aplicação informática. Os munícipes vão também poder, em breve, acompanhar de perto o evoluir desta operação através de um “contador” de árvores a disponibilizar no site do Município de Lamego.Francisco Lopes sublinha que a melhor forma de cuidar da floresta é protegê-la e “garantir a sua organização para dar rendimento”. “O programa “Arborizar 25″ é uma medida simbólica que será executada com realismo, obtendo para isso o contributo das juntas de freguesia e de outras entidades que são proprietárias de florestas. Queremos ainda, nos próximos anos, sensibilizar e responsabilizar cada cidadão no âmbito desta medida”, explica.