A Semana Santa de Lamego celebra-se a partir do próximo Sábado até dia 17 de abril, com uma grande variedade de eventos planeados para celebrar o que é um dos momentos mais marcantes do ano na região.
As festividades começam dia 2 de abril, Sábado, às 21h30, na Igreja de Almacave, com o recital “O Evangelho da Paixão”. No dia seguinte, durante o dia, no Bairro da Ponte, será celebrada a Festa de S. Lázaro.
No dia 10 de abril, Domingo de Ramos, as festividades começam cedo, com a Bênção dos Ramos e Missa na Sé de Lamego, às 10 horas da manhã. Ao mesmo tempo, na Igreja das Chagas, dá-se outra Bênção dos Ramos e Procissão até à Igreja de Almacave, onde às 10h30 haverá a Missa de Ramos.
Na Quinta-feira Santa, dia 14 de abril, logo pela manhã, na Sé de Lamego, será realizada a Missa Crismal e a Bênção dos Santos Óleos. Por volta das 17 horas, no mesmo dia, dar-se-á a Celebração da Ceia do Senhor juntamente com o Rito do Lava-Pés. Depois, às 21h30, na Igreja das Chagas, começa a Procissão das Sete Bandeiras.
No dia 15 de abril, que calha numa Sexta-feira Santa, a Via Sacra começa às 16h, na Senhora da Guia – Ferreirim, seguida da Celebração da Paixão e Morte do Senhor, primeiro na Sé de Lamego e depois na Igreja de Almacave. Para fechar um dia importante, com início às 21h30, será realizada a Procissão do Senhor Morto presidida pelo D. António Couto, Bispo de Lamego.
No Sábado Santo, 16 de abril, serão realizadas duas Vigílias Pascais às 21h30, ao mesmo tempo, em dois locais separados – na Igreja de Almacave e na Sé de Lamego.
Por fim, no Domingo de Páscoa, a Procissão da Ressurreição começa dia 17 de abril às 9h15 na Igreja de Almacave, seguida da Celebração da Ressurreição no Pavilhão Álvaro Magalhães às 10 horas. Por fim, depois da Visita Pascal tradicional, será realizada a Queima do Judas, às 18 horas, no Lalim.