Partiram, esta sexta-feira, para a Polónia e para a Roménia as equipas conjuntas do IEFP e do SEF, para prestarem acompanhamento e informação aos cidadãos ucranianos que pretendam vir para Portugal.
A informação é avançada pelo gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, salientando que “estas equipas são compostas por quatro elementos do IEFP e quatro elementos do SEF e estarão a funcionar nas Embaixadas portuguesas em Varsóvia e Bucareste”.
O mesmo gabinete reforça que “deram entrada até ao momento, em Portugal 5.775 pedidos de proteção temporária de pessoas com origem na Ucrânia”, salientando que a “plataforma do IEFP para registo de ofertas de emprego lançada há uma semana regista neste momento 20 mil ofertas de trabalho, tendo já sido concretizados os primeiros contratos de trabalho”.
Citada em comunicado, a “Ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, sublinha e enaltece a disponibilidade manifestada pelos elementos do SEF, bem demonstrativa da importância deste processo e do papel crucial que este Serviço tem vindo a desempenhar, tendo já processado 5775 pedidos de proteção temporária”.
Já a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou que “estas equipas do IEFP são os ponta-de-lanças para informação e divulgação sobre as ofertas de emprego disponibilizadas em Portugal e para ajudar em toda a informação sobre acolhimento em Portugal”.