O Comando Territorial do Porto, através dos Núcleos de Investigação Criminal de Penafiel e Matosinhos, deteve três homens com idades entre os 26 e os 43 anos, por posse de armas proibidas e tráficos de estupefacientes, no concelho de Matosinhos.
No âmbito de uma investigação, que durou cerca de um ano, os militares da Guarda localizaram e identificaram os suspeitos. No decorrer da investigação, chegaram à conclusão que os suspeitos operavam em rede, através de uma estrutura organizada onde furtavam malas, carteiras e vestuários, comercializando depois os artigos a potenciais revendedores.

No seguimento da ação policial, foram realizadas no total nove buscas, sendo possível apreender 1248 doses de haxixe, 218 doses de canábis, duas balanças digitais, quatro armas de fogo, 128 munições, 50 malas de várias marcas, 18 perfumes, um berbequim, dois sacos forrados com prata, 18 peças de artigos de vestuário e ainda um telemóvel.
Os suspeitos, todos com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, foram detidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial da Maia e ao Tribunal Judicial de Penafiel.
Para além disso, um dos suspeitos já era procurado pelas autoridades para detenção, pelo que foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Custóias, para cumprir uma pena efetiva de oito anos.
