A “Bíblio”, Feira do Livro e da Leitura, realizar-se-á de 25 de março a 2 de abril, no espaço da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, e marcará o regresso presencial das grandes atividades culturais do concelho.
A 2.ª Edição da Feira do Livro e da Leitura de Felgueiras irá decorrer num horário alargado e conta com uma “programação rica e diversificada”, contemplando “atividades culturais, lúdicas e de lazer, direcionadas para a população escolar, para as famílias, e para os apaixonados pelos prazeres da leitura e da escrita de uma forma geral”.
Além da mostra de livros, o evento irá integrar encontros com dezenas de escritores, a “Rota dos Livros, Sessões de Yoga no Jardim, Contação de Histórias com a magia das palavras, Uma aventura no parque com uma caça ao tesouro, um Atelier de Artes Plásticas, um Bibliopaper, Encenações de Teatro dos Livros , e Selfie points, onde se poderão tirar fotografias em família”.
A “Bíblio” é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Felgueiras em parceria com Rede de Bibliotecas de Felgueiras, assumindo-se como “uma proposta integrada no “Mês da Leitura”, e surge na continuidade de um conjunto de iniciativas que foram decorrendo nas primeiras semanas do mês, nas bibliotecas escolares concelhias”.
“Tem objetivos marcar com um conjunto de datas emblemáticas tais como, o Dia do Livro Português ( 26/03), o Dia da Leitura e o Dia Mundial do Teatro ( 27/03), e o Dia Internacional do Livro Infantil ( 02/04), entre outras, marcando ainda a apresentação de vários projetos de interesse relevante”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada.
Na sessão de abertura será efetuada a apresentação pública do filme “Dimensão S” que está inserido num movimento artístico-pedagógico “MOVIMENTO S”, uma iniciativa levada a cabo pelas Águas do Norte com reconhecimento e patrocínio do Presidente da República”.
No dia 26 de março, pelas 20h00 será apresentada uma atividade em frente aos Paços do Concelho inserida na “A Hora do Planeta”, um movimento mundial contra o aquecimento global que pretende mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global. Uma Organização da Escola Profissional de Felgueiras”.
“Num ambiente descontraído e animado o programa promete muitas surpresas, foi pensado e desenvolvido com o objetivo de dar um novo colorido ao espaço Biblioteca e Arquivo Municipal, pretendendo uma maior aproximação à comunidade, demonstrando que este aprazível espaço de cultura, está ao serviço de todos, durante todo o ano, havendo sempre um livro, que conta uma história e que alimenta sonhos”, reforça a autarquia felgueirense.