O presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, afirma estar satisfeito com redução do preço do gasóleo colorido e marcado agrícola, “como primeira medida de apoio efetivo ao sector, num momento em que os cerca de 15 mil viticultores da Região são impactados pelos efeitos da guerra na Ucrânia, com os preços do combustível a registar valores históricos”.
A CVRVV destaca que a “medida anunciada pelo Ministério da Agricultura prevê uma descida de 3,432 cêntimos por litro de gasóleo colorido e marcado agrícola já a partir de 21 de Março, representando um apoio global no valor de 2,7M€. A portaria que permite a redução de tributação em sede de ISP já foi publicada em Diário da República e entra em vigor a 21 de Março com efeitos até 30 de Junho”.
Manuel Pinheiro realça que esta medida terá impacto direto em cerca de 15 mil viticultores.
“Foi com satisfação que recebemos esta decisão do Ministério da Agricultura que, na Região dos Vinhos Verdes, tem impacto direto em cerca de 15 mil viticultores que têm atravessado semanas marcadas por uma dificuldade crescente em acompanhar a subida dos preços do combustível”, disse.
Apesar de considerar positiva esta medida, o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes destaca que “custos de produção estão a aumentar progressivamente para os agricultores e o sector deve refletir sobre as necessidades do futuro”.
“Destacamos esta medida como extremamente necessária e reconhecidamente positiva, mas entendemos que será a primeira de várias que o sector carece após dois anos de pandemia, várias semanas de seca e restrições impostas pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Os custos de produção estão a aumentar progressivamente para os agricultores e o sector deve refletir sobre as necessidades do futuro”, sublinha o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.