A Casa do Povo de Sobreira conta com mais um equipamento no Pavilhão Ernesto Silva, um DAE – Desfibrilhador Automático Externo.
A Casa do Povo de Sobreira destaca, em comunicado, que a entrega do equipamento teve lugar, esta quinta-feira, no Pavilhão Ernesto Silva, numa singela cerimónia que serviu para a Comissão Administrativa agradecer à autarquia de Paredes a comparticipação na aquisição do equipamento, assim como à Cruz Vermelha pela formação ministrada em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa.
Citado em comunicado, António Leão, membro da Comissão Administrativa da Casa do Povo de Sobreira, referiu que a “ segurança de toda a comunidade que frequenta as nossas instalações é fundamental”.
O clube reforça que os diretores, seccionistas e treinadores das modalidades de Andebol, Hóquei em Patins e Patinagem Artística adquiriram as competências técnicas necessárias e a devida certificação do INEM para executar Suporte Básico de Vida e utilizar o equipamento que pode salvar vidas”.
Nesta primeira fase, nove pessoas receberam a formação e respetiva certificação, permitindo assegurar uma resposta rápida em situações de paragem cardiorrespiratória.
Citado, também, em comunicado, o responsável pelo pelouro do desporto da autarquia parabenizou a “Comissão Administrativa pela sua dinâmica e consciencialização em colocar um equipamento que garante uma maior segurança e bem-estar aos seus atletas”.
Apesar dos Desfibrilhadores Automáticos Externos ainda não serem obrigatórios por lei, em recintos desportivos com lotação inferior a 5 mil pessoas, a Casa do Povo de Sobreira considera um elemento importante para segurança dos utilizadores dos equipamentos.
O desfibrilhador automático externo é um “equipamento utilizado na reanimação de vítimas de paragem cardiorrespiratória, que através de um choque elétrico potente no tórax é capaz, em bastantes situações, de reverter a paragem do coração até à chegada de uma ambulância com suporte básico de vida”.
Além do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Paredes, Renato Almeida, a iniciativa contou com o presidente da Junta de Freguesia de Sobreira, João Gonçalves, Catarina Nogueira, presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia da Sobreira e com a Delegada Especial da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Sobreira, Alberta Rodrigues.