José Oliveira, Master AM, do Paredes Aventura, foi o grande vencedor desta prova, com o tempo de 4h21m04seg, evento desportivo aberto a todos os entusiastas do ciclismo, com partida no Porto, chegada em Vila Nova de Gaia e passagens por Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca e Santa Maria da Feira.
A competição contou com mais de 1500 participantes
João Jacinto, do CPRA Dobarbas Akiplast assegurou a segunda posição com o registo de 4,21,06, enquanto Carlos Aguiar, do Love Tils, garantiu o terceiro lugar com a marca de 4,21,06,53.
No Mediofondo, Fábio Abreu, do Proteu Cycling Team, com o registo de 2,35,31h foi o vencedor deste percurso, Leandro Coelho, do Soutense Cadão Douro, foi segundo, com 2,35,53h, e Élio Oliveira, do Cadão Douro, com 2,35,55h, terceiro classificado.
No Minifondo, o atleta Ricardo Carvalho, do Team Gaia Bike, com o tempo de 1,29,49h, venceu a Porto Gaia GrandFondo, competição que passou por vários concelhos da região.
António Monteiro Pinto, do Proteu Cycling Team, com o registo de 1,31,03h foi segundo e Carlos Santos, Elite M, do Proteu Cycling Team, com 1,24,15h, terceiro classificado.
A Câmara de Castelo de Paiva destaca, em comunicado, que o “campeão de outrora Miguel Indurain, aquele que é considerado um dos maiores ciclistas de sempre, foi o padrinho desta 1ª edição do Porto Gaia Granfondo”.
Refira-se que “o ciclista espanhol venceu cinco vezes consecutivas o Tour de France (1991-1995) e duas vezes o Giro de Itália (1992-1993) e antes de se retirar do ciclismo, ainda foi Campeão Olímpico de contrarelógio individual, em Atalanta (1996)”.
Citado em comunicado, o autarca paivense, José Rocha, um dos concelhos que acolheu esta competição, realçou que esta foi uma “excelente ocasião para proporcionar aos visitantes uma oportunidade para redescobrirem a beleza paisagística que o concelho apresenta, e as suas potencialidades turísticas, evidenciando o seu património histórico, a sua afamada gastronomia, a doçaria tradicional e o apreciado vinho verde”.
O chefe do executivo municipal referiu que a autarquia paivense apoiou a realização desta prova no “seguimento da política que tem sido desenvolvida no âmbito da atracão de provas desportivas que promovam o território e atraiam turistas e visitantes”.
O autarca relembrou que esta foi “mais uma oportunidade de acompanhar uma prova desportiva de âmbito nacional”, tendo a competição contando com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e GNR local.